A Paraíba o tempo todo  |

Cedmex fecha nesta sexta-feira para balanço e atendimentos serão retomados na segunda-feira (2)

Os Centros Especializados de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) e o Núcleo de Apoio Farmacêutico (NAF) em todo o estado irão suspender o atendimento ao público nesta sexta-feira (29). A suspensão do atendimento é realizada sempre no último dia útil de cada mês, para que seja realizado o balanço no estoque de medicamentos e verificada a necessidade de novos pedidos. O atendimento ao público volta a ser realizado normalmente, na segunda-feira (2).

De acordo com a gerente executiva de Assistência Farmacêutica, Wenia Brito, a população deve procurar o serviço até quinta-feira (28) para antecipar a coleta dos medicamentos. “A suspensão programada é importante para manter o controle do estoque de medicamentos e atender às demandas dos pacientes que necessitam de medicamentos especiais”, explica.

O Cedmex e o NAF distribuem medicamentos de alto custo e atende atualmente 102 condições clínicas preconizadas em 93 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Os medicamentos são adquiridos diretamente pelo Ministério da Saúde, financiados com recursos repassados pelo Governo Federal, pela própria Secretaria de Estado da Saúde (SES), ou via demanda judicial. A suspensão no último dia útil do mês é um procedimento de rotina e acontece periodicamente.

O elenco de medicamentos contemplados pela Gerência Executiva de Assistência Farmacêutica (GEAF) está definido na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename 2022) e é composto por 171 medicamentos em 330 apresentações farmacêuticas, indicados para o tratamento das diferentes fases evolutivas das doenças contempladas. O Grupo 1 é composto por 112 fármacos em 209 apresentações farmacêuticas, sendo que desses, 81 fármacos em 143 apresentações são adquiridos diretamente pelo Ministério da Saúde (Grupo 1A). Já o Grupo 2, cujos medicamentos devem ser adquiridos, financiados e dispensados pelas Secretarias Estaduais de Saúde é composto por 59 fármacos em 121 apresentações farmacêuticas.

Redação com Secom/PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe