Categorias: Paraíba

Operação Carro-Pipa distribuirá 1 milhão e 800 mil litros de água para zona rural de CG em agosto

PUBLICIDADE

A Defesa Civil de Campina Grande recebeu, nesta segunda-feira, 02, as Planilhas de Atendimento da Operação Carro-Pipa para o mês de agosto de 2021, elaborada pelo 31º Batalhão de Infantaria Motorizada. De acordo com a planilha, em agosto o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa) vai atender a 75 localidades da zona rural de Campina Grande, com a distribuição de 1.820.000 litros de água potável, para abastecer 100 cisternas coletivas.

A Operação coordenada pelo Exército se trata de uma mútua cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa. Tem como objetivo a realização de ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca, na região do semiárido nordestino, e região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, mensalmente as planilhas de atendimento da Operação são divulgadas para melhor transparência, fiscalização e prestação dos serviços.

A distribuição tem o acompanhamento da Defesa Civil, do 31º BIMtz e da Vigilância Sanitária, e é feita por cinco caminhões pipa, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. Os motoristas são contratados pelo Exército.

O Exército Brasileiro atua como Órgão de Execução para planejamento e operacionalização das ações de apoio à distribuição de água potável, que compreende as seguintes etapas: levantamento de informações e reconhecimentos dos municípios atendidos; contratação de carros-pipa para a distribuição de água às comunidades; realização de controle e fiscalização de municípios sob responsabilidade do Comando do Exército; elaboração de relatórios gerenciais de acompanhamento da execução física da Operação Carro-Pipa; prestação de contas dos recursos financeiros utilizados para consecução dos objetivos de que trata o referido acordo de cooperação.

O Portal da Operação Carro-Pipa permite aos cidadãos consulta das informações relativas aos municípios atendidos pelo Exército, tais como: municípios atendidos; situação do município na OCP; número de pipeiros em atividade; e população atendida por município.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

A perda da comunidade e a erosão democrática

No livro “O descontentamento da democracia”, o professor de Harvard, Michael Sandel, examina as causas…

28 de abril de 2024

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024