A Paraíba o tempo todo  |

Operação Carro-Pipa distribuirá 1 milhão e 800 mil litros de água para zona rural de CG em agosto

A Defesa Civil de Campina Grande recebeu, nesta segunda-feira, 02, as Planilhas de Atendimento da Operação Carro-Pipa para o mês de agosto de 2021, elaborada pelo 31º Batalhão de Infantaria Motorizada. De acordo com a planilha, em agosto o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa) vai atender a 75 localidades da zona rural de Campina Grande, com a distribuição de 1.820.000 litros de água potável, para abastecer 100 cisternas coletivas.

A Operação coordenada pelo Exército se trata de uma mútua cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa. Tem como objetivo a realização de ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca, na região do semiárido nordestino, e região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, mensalmente as planilhas de atendimento da Operação são divulgadas para melhor transparência, fiscalização e prestação dos serviços.

A distribuição tem o acompanhamento da Defesa Civil, do 31º BIMtz e da Vigilância Sanitária, e é feita por cinco caminhões pipa, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. Os motoristas são contratados pelo Exército.

O Exército Brasileiro atua como Órgão de Execução para planejamento e operacionalização das ações de apoio à distribuição de água potável, que compreende as seguintes etapas: levantamento de informações e reconhecimentos dos municípios atendidos; contratação de carros-pipa para a distribuição de água às comunidades; realização de controle e fiscalização de municípios sob responsabilidade do Comando do Exército; elaboração de relatórios gerenciais de acompanhamento da execução física da Operação Carro-Pipa; prestação de contas dos recursos financeiros utilizados para consecução dos objetivos de que trata o referido acordo de cooperação.

O Portal da Operação Carro-Pipa permite aos cidadãos consulta das informações relativas aos municípios atendidos pelo Exército, tais como: municípios atendidos; situação do município na OCP; número de pipeiros em atividade; e população atendida por município.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe