NOVA BRAISCOMPANY? Suposto golpe promovido por pró-reitor de universidade potiguar faz vítimas na Paraíba

PUBLICIDADE

No dia 5 de dezembro de 2023, um novo escândalo envolvendo um esquema de pirâmide financeira veio à tona, semelhante ao caso da Brascompany. Dessa vez, o protagonista é Márcio Carvalho de Brito, de 54 anos, professor e pró-reitor financeiro de uma universidade em Natal. O incidente levanta preocupações, especialmente na Paraíba, onde suspeitas apontam que várias vítimas podem ter caído no golpe.

O caso explodiu quando Márcio foi encontrado desacordado em um quarto de hotel, levantando questões sobre sua tentativa de suicídio ou uma manobra para desviar a atenção das investigações em curso. As vítimas alegam que Márcio operava um esquema por meio da empresa Valor Futuro Securitizadora, onde as pessoas depositavam grandes quantias em sua conta pessoal, com promessas de retornos mensais de até 2%.

O montante desviado, segundo apurações, pode ultrapassar os 50 milhões de reais. Curiosamente, o dinheiro dos investidores nunca chegou à empresa, levando a suspeitas de crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A Polícia Federal e o Ministério Público estão investigando a situação em segredo de justiça, concentrando esforços para descobrir outros membros ocultos no esquema. As autoridades buscam identificar os paraibanos que podem ter sido vítimas ou estar envolvidos nesse golpe.

Em João Pessoa, foi descoberta uma empresa ligada a Márcio desde maio de 2023, localizada na Av. Epitácio Pessoa, Número 2930, sala 1606. As gravações das câmeras de segurança desse estabelecimento podem revelar informações cruciais sobre as vítimas paraibanas e os possíveis envolvidos no esquema.

Empresários e investidores estão sendo ouvidos, relatando como assinaram contratos e foram cooptados para o esquema. Paralelamente, o COAF e a Justiça estão realizando a quebra do sigilo fiscal, bancário, telefônico e telemático dos suspeitos para rastrear o caminho do dinheiro desviado.

Relato de uma Vítima: Empresário e Neurocientista de São Paulo Revela Fraude

Natanael Sena, empresário e neurocientista em São Paulo, é uma das vítimas do suposto golpe liderado por Márcio Carvalho. Sena, que investiu mais de R$ 80 mil, relata que Márcio fundou várias empresas sob seu nome, usando diferentes CNPJs nos contratos, tornando difícil rastrear o dinheiro.

A empresa Valor Futuro Securitizadora, acusada de fraudes financeiras, prometia retornos de até 2% ao mês, mas os investidores não receberam as remunerações prometidas. A situação deixou mais de 300 clientes prejudicados, segundo informações recebidas por Sena.

Márcio Carvalho ainda não se pronunciou sobre as acusações, e a Uni-RN, onde ele atuava como pró-reitor, anunciou seu afastamento por tempo indeterminado. A universidade negou qualquer ligação com as atividades da empresa de Márcio, afirmando que as normas de controle interno são rigorosas e que o professor não estava sendo preparado para exercer o cargo de reitor.

O caso continua sob investigação, enquanto as vítimas buscam respostas sobre o destino do dinheiro investido e as autoridades aprofundam os esforços para desmantelar o esquema.

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024