Categorias: Paraíba

Na volta às aulas é necessário reorganizar a rotina antes; veja como  

PUBLICIDADE

Psicoterapeuta ensina como reorganizar a rotina 

Oficialmente hoje, segunda-feira (03), boa parte da rede de ensino do Brasil retorna às aulas. Esse processo acarreta, tanto para os pais, quanto para os alunos, em função da volta à rotina. É uma fase de adaptação para os iniciantes e, também, readequação para os alunos que já sabem basicamente como funcionam uma rotina escolar.

Nas férias, sem a necessidade de acordar cedo, lição de casa para fazer ou outros compromissos, o estudante se acostuma com outro ritmo e, à medida que o retorno à escola se aproxima, é preciso restabelecer a antiga rotina para que ele esteja, de fato, preparado para o retorno das aulas. 

O psicoterapeuta Iarodi Bezerra fala sobre a importância dos pais nesse processo. “Eu percebo que os pais cobram imediatamente o cumprimento da rotina, a adaptação ao horário de acordar e esquecem que as crianças estavam em uma fase de brincadeiras. O ritmo irá voltar aos poucos”, explica Bezerra.

O especialista alerta que “crianças, dificilmente, irão retornar com vontade de estudar, já impulsionadas pelo desejo de aprender. Isso vai acontecendo gradativamente, com o estímulo da escola e dos responsáveis”. 

Se para os estudantes é difícil, para os pais, a aflição também pode ser grande. A microempresária Caroline Cerqueira, 33, vive essa angústia com o pequeno Manuel. Aos 2 anos, ele irá iniciar na educação infantil. “Na verdade, estou preocupada desde o dia em que fui realizar a matrícula. Ele é tão pequeno, mas já precisa começar a estudar esse ano. Espero que ele se adapte bem rápido e tenha uma boa relação com os coleguinhas”, anseia a lojista, na expectativa para deixar o filho na escola pela primeira vez.

“Para esses pais, no primeiro momento, o principal é lidar com a ferida narcísica do desapego e trabalhar a ansiedade em relação às crianças. O choro, a birra e chateação serão naturais; então, é compreender que eles precisam de tempo para adaptação e seguir as recomendações das escolas que, em alguns casos, solicitam a permanência dos pais por um período”, aconselha Iarodi.

Outro viés de preocupação é a gestão financeira para o início das aulas. Além das mensalidades, custos com transporte e materiais escolares pesam no orçamento doméstico. “Esse é um outro fator que pode acarretar cobranças e expectativas dos pais em relação aos filhos, principalmente os que estão no ensino médio”, conclui Bezerra.

 

Bolsas de estudo para a educação básica

 

Para facilitar a vida de milhares de brasileiros é que existe o Educa Mais Brasil. O programa foi criado para gerar um vínculo educacional com famílias que têm dificuldade para pagar as mensalidades escolares integrais. Através de bolsas de estudo, com descontos de até 70%, desde a educação básica, passando por todas as modalidades de ensino. Assim, fica mais fácil iniciar o ano letivo com um melhor gerenciamento financeiro e garantir uma educação de qualidade para os filhos. Acesse o site e confira as vagas disponíveis!

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024