Categorias: Paraíba

MPPB quer resolução de problema com animais soltos nas ruas em Ibiara

PUBLICIDADE

A Promotoria de Justiça de Conceição recomendou que a Prefeitura Municipal de Ibiara providencie a designação de uma equipe de agentes, que deverão realizar vistorias nas ruas da cidade, apreendendo os animais que se encontrarem soltos. A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico dessa quarta-feira (3) e foi assinada pelo promotor de Justiça Lean Matheus de Xerez.

A prefeitura deverá ainda viabilizar os cuidados necessários aos animais apreendidos, em local apropriado e autorizado pela vigilância sanitária, com a assistência do profissional médico veterinário, possibilitando o resgate dos animais pelos proprietários, por prazo razoável, mediante pagamento de multa a ser imposta, em conformidade com o Código de Postura de Ibiara.

Também foi recomendado que a prefeitura promova campanhas educativas objetivando conscientizar a população dos riscos da criação e circulação de animais em estado de soltura nas ruas da cidade, esclarecendo os proprietários sobre os cuidados que devem ser dispensados na criação e guarda dos animais, sob pena de intervenção estatal.

Outro ponto da recomendação é que o município deve formular cadastro em relação aos proprietários dos animais criados sem a devida guarda na cidade, penalizando os responsáveis em escala gradativa, com advertência e multa.

Mais recomendações

Foi recomendado ainda que o delegado da Polícia Civil e o comandante da Polícia Militar orientem os responsáveis por animais soltos na cidade e, em caso de reincidência, prendam em flagrante delito os proprietários e possuidores de animais que os deixem soltos nas ruas, à vista da infringência deles ao tipo do artigo 132 (Perigo para a vida ou saúde de outrem) do Código Penal.

A recomendação foi expedida devido ao trânsito de inúmeros animais nas ruas da Ibiara, como bois, cavalos, cachorros e gatos, causando transtornos de ordem sanitária e administrativa. Além disso, conforme o documento, animais soltos em vias públicas podem causar acidentes envolvendo tais animais e os condutores de veículos que trafegam nas vias, ceifando, lesionando a integridade física e psíquica das pessoas e danificando o patrimônio automotivo dos motoristas e motociclistas.

 

Assessoria

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PMCG retoma serviço com o Carro de Banho para benefício das Pessoas em Situação de Rua

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou uma…

2 de maio de 2024

Veneziano sobre vereadores de CG barrar empréstimo para a Prefeitura: “Gerar prejuízos políticos para Bruno”

Após a aprovação da autorização para a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) contrair um…

2 de maio de 2024

Cida Ramos avisa que reunião de segunda-feira não debaterá apoio do PT à reeleição de Cícero Lucena

A deputada estadual Cida Ramos (PT) esclareceu nesta quarta-feira (2) que a possibilidade de apoiar…

2 de maio de 2024

Presidente da OAB-PB defende paridade entre homens e mulheres na disputa para desembargador do TJPB

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, surpreendeu o…

2 de maio de 2024

Polícia Civil conclui caso Ana Sophia: Tiago Fontes matou e ocultou corpo da menina

A Polícia Civil da Paraíba concluiu oficialmente nesta quinta-feira (2) o Inquérito Policial do caso…

2 de maio de 2024

Betnacional e TVBet anunciam fusão e expansão no mercado brasileiro

Em uma movimentação estratégica para expansão no mercado brasileiro, a Betnacional, renomada casa de apostas,…

2 de maio de 2024