A Promotoria de Justiça de Conceição recomendou que a Prefeitura Municipal de Ibiara providencie a designação de uma equipe de agentes, que deverão realizar vistorias nas ruas da cidade, apreendendo os animais que se encontrarem soltos. A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico dessa quarta-feira (3) e foi assinada pelo promotor de Justiça Lean Matheus de Xerez.

A prefeitura deverá ainda viabilizar os cuidados necessários aos animais apreendidos, em local apropriado e autorizado pela vigilância sanitária, com a assistência do profissional médico veterinário, possibilitando o resgate dos animais pelos proprietários, por prazo razoável, mediante pagamento de multa a ser imposta, em conformidade com o Código de Postura de Ibiara.

Também foi recomendado que a prefeitura promova campanhas educativas objetivando conscientizar a população dos riscos da criação e circulação de animais em estado de soltura nas ruas da cidade, esclarecendo os proprietários sobre os cuidados que devem ser dispensados na criação e guarda dos animais, sob pena de intervenção estatal.

Outro ponto da recomendação é que o município deve formular cadastro em relação aos proprietários dos animais criados sem a devida guarda na cidade, penalizando os responsáveis em escala gradativa, com advertência e multa.

Mais recomendações

Foi recomendado ainda que o delegado da Polícia Civil e o comandante da Polícia Militar orientem os responsáveis por animais soltos na cidade e, em caso de reincidência, prendam em flagrante delito os proprietários e possuidores de animais que os deixem soltos nas ruas, à vista da infringência deles ao tipo do artigo 132 (Perigo para a vida ou saúde de outrem) do Código Penal.

A recomendação foi expedida devido ao trânsito de inúmeros animais nas ruas da Ibiara, como bois, cavalos, cachorros e gatos, causando transtornos de ordem sanitária e administrativa. Além disso, conforme o documento, animais soltos em vias públicas podem causar acidentes envolvendo tais animais e os condutores de veículos que trafegam nas vias, ceifando, lesionando a integridade física e psíquica das pessoas e danificando o patrimônio automotivo dos motoristas e motociclistas.

 

Assessoria

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Procon/CG conclui ação em alusão aos 29 anos do Código de Defesa do Consumidor

Cerca de 150 pessoas passaram pelo “Procon na Praça”, atividade que comemorou os 29 anos de existência do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A ação, organizada pelo Procon de…

Em JP: BEPMotos prende procurado pela Justiça durante abordagem

A prisão de número 50 realizada pelo Batalhão Especializado em Policiamento com Motocicletas (BEPMotos) foi de um procurado pela Justiça, na noite desse domingo (15). Ao ser abordado pelos policiais…