Em razão da atuação da Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, foi aprovado pelo Conselho Deliberativo de Proteção dos Bens Culturais (Conpec) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep) o tombamento do Cemitério Senhor da Boa Sentença, localizado no bairro do Varadouro. A medida foi requerido pelo promotor de Justiça João Geraldo Barbosa e homologada pelo governador Ricardo Coutinho, no último mês de outubro.

A partir do tombamento, o principal cemitério da Capital se encontra agora sob a proteção e vigilância do Iphaep, conforme Decreto Estadual nº 7.819/1978, não podendo ser destruído nem podendo sofrer intervenção sem autorização prévia do órgão.

A Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa vem, desde 2012, atuando em favor do cemitério e cobrando medidas do poder público para manutenção e conservação do local. Em 2013, o promotor João Geraldo chegou a realizar duas inspeções para avaliar as intervenções que foram realizadas pela prefeitura da Capital, que administra o cemitério.

História

O Cemitério Senhor da Boa Sentença está localizado numa área de 56 mil metros quadrados, com 15 quadras e mais de 7 mil túmulos. Lá estão os túmulos de ex-governadores da Paraíba como Antenor, Navarro, Rui Carneiro, João Agripino, Antônio Mariz e Tarcísio Burity. Também estão túmulos que são objeto de romaria como o da Menina Maria de Lourdes, que morreu aos 13 anos, na década de 1960, espancada pelos patrões da casa onde trabalhava, e do Padre Zé Coutinho.

O promotor João Geraldo ressaltou que se trata de um bem histórico e arquitetônico da cidade e patrimônio cultural imaterial onde estão túmulos de diversas personalidades. “Lá repousa também nosso saudoso procurador José Marcos Navarro Serrano, grande amante da cultura e do patrimônio histórico”, disse João Geraldo. “Trata-se de uma sala de aula de professores mortos para alunos vivos”, complementou.

O relator do processo de tombamento no Conpec, Damião Ramos, também enfatizou no parecer a importância da preservação do local. “O Cemitério Senhor da Boa Sentença é uma verdadeira aula de história e sociologia da nossa sociedade paraibana”, disse destacando ainda a iniciativa do promotor João Geraldo.

PB Agora

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Manoel Ludgério passa bem após ser internado com problemas cardíacos

O deputado Manoel Ludgério (PSD) foi hospitalizado, no final da tarde desta terça-feira (20), no Hospital Antônio Targino, em Campina Grande (PB), após apresentar um problema cardíaco. A informação foi…

João Azevêdo participa da solenidade alusiva ao dia do patrono da Polícia Militar

O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (20), da solenidade alusiva ao dia do patrono da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Elísio Sobreira, realizada no Espaço Cultural, em João Pessoa.…