Categorias: Paraíba

Análise: mesmo entre aqueles mais lembrados a prefeito da Capital, Nilvan terá “fôlego” para enfrentar o páreo?

PUBLICIDADE

Hoje o sol acordou minha pessoa mais cedo. Na verdade, durmo muito pouco, e aproveito o silêncio da madrugada para ler. Buscar atualização dos fatos aqui e alhures. Devoro o que me aparece. Correção: o que me chama a atenção, aquilo que me agrada.

E foi com essa brisa leve da manhã de uma segunda-feira quase sempre preguiçosa que resolvi sair da cama, ir para a sala, abrir a cortina e deixar o pensamento voar em puro contato com os meus amigos pardais.

Pensei e li sobre tudo. Ou quase tudo. Desde a crise no Irã aos preparativos do Flamengo para os campeonatos de 2020. Uma rápida leitura sobre as olimpíadas de Tóquio, a repercussão negativa sobre a pessoa do deputado federal Wilson Santiago ( PTB), as delações intermináveis da Operação Calvário e, no meio do caminho, um nome.

Sim, um nome despertou minha curiosidade. Na verdade, já havia atinado para ele. O radialista e comunicador Nilvan Ferreira (sem partido) que, nos últimos dias, tomou “gosto” para se lançar pré-candidato à Prefeitura Municipal de João Pessoa no pleito deste ano.

Li mais sobre aquele que é líder em seus programas de rádio e televisão. Observei os bons índices percentuais de aprovação à sua possível postulação. Esquadrinhei suas sucessivas visitas a diversas comunidades da Capital e o carinho das pessoas para com ele.

É fato! Não o conheço, exceto pelo seu trabalho envolvendo a comunicação social. E aqui não estou a buscar desqualificar sua pessoa e, sim, formular uma indagação oportuna: Nilvan Ferreira terá “fôlego” para disputar uma eleição no maior colégio eleitoral da Paraíba?

E quando falo de “fôlego”, estou analisando desde uma grande estrutura para lhe dar retaguarda, até um bom fundo partidário e eleitoral. É preciso entender que não se faz política com sorrisos e carisma. A história vai muito além desses aspectos, a exemplo de ter um cabedal eleitoral fiel.

É imperativo para o sucesso nas urnas conhecer as fórmulas certas para costuras políticas; ser dotado de um programa (ou plataforma de governo) que guiará toda uma campanha; construir uma base de eleitores confiáveis; e não voláteis, pois sorrisos e apertos de mão não elegem ninguém.

Ainda se tem outros componentes fundamentais para o sucesso em direção ao Paço Municipal. Desenvolver uma plataforma digital eficaz para se comunicar com o público e uma forte presença nas redes sociais. Isso o radialista tem de sobra.

Agora a pergunta central: Nilvan Ferreira dispõe de todas essas ferramentas? Caso não, ainda é válido continuar as visitas nos bairros e manter seu discurso anticorrupção. Mas isso não basta para ser prefeito de João Pessoa, pois do outro lado do mundo grandes estruturas e nomes já existem. Faltam, apenas, detalhes para pô-los no cenário eleitoral.

E quando a hora definida pela Justiça Eleitoral for dita, atores experientes surgirão no tablado da política partidária.

 

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Responsabilidade social cristã no Pacto de Lausanne

Faz quase cinquenta anos que aconteceu o Congresso Internacional de Evangelização Mundial. Em julho de…

30 de abril de 2024

Dinho comenta possibilidade de disputar novamente a presidência da CMJP; medida é possível por decisão do STF

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), fez declarações ontem (29),…

30 de abril de 2024

Serviços essenciais funcionam normalmente em JP neste feriado de 1º de maio

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de secretarias e órgãos municipais, garante a manutenção…

30 de abril de 2024

João Pessoa terá alteração na circulação de ônibus neste feriado do Dia do Trabalho

Neste feriado do Dia do Trabalho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em conjunto…

30 de abril de 2024

Colisão entre caminhões na BR-230 deixa motorista preso às ferragens em Santa Rita

Um grave acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (30) na BR-230, próximo a Santa Rita,…

30 de abril de 2024

Paraíba vai ganhar dezoito novas Unidades Básicas de Saúde; CONFIRA

Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira (24) um investimento de R$ 1,1 bilhão para…

30 de abril de 2024