Categorias: Saúde

SMS intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue e zika. O trabalho está sendo desenvolvido pela Vigilância Ambiental e inclui ações como visita domiciliar dos agentes ambientais com orientações aos moradores, aplicação de larvicida e inseticida nos focos do mosquito e recolhimento de pneus em vários pontos da cidade.

“Elegemos como principal ação as atividades educativas porque, dessa forma, os agentes buscam incentivar a participação da população no combate ao mosquito e os cuidados necessários para evitar a reprodução do mesmo”, afirmou Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental da SMS.

Ele explica que a visita domiciliar tem caráter educativo e resolutivo. “O agente, dentro do espaço do cidadão, pode mostrar os locais que podem servir de criadouro para o mosquito. Se encontrar depósito com a presença de larvas, ele fará a aplicação do larvicida”, disse.

Ainda de acordo com Nilton, o recolhimento de pneu nos terrenos é de extrema importância no combate ao Aedes aegypti, pois é um dos principais criadouros do mosquito. “É um trabalho que já desenvolvemos rotineiramente, mas neste momento precisamos fortalecer ainda mais”, disse.

Participação da população – O gerente da Vigilância Ambiental chama atenção para a participação da população no combate ao mosquito. “Não é apenas o inseticida que vai eliminar o mosquito, é fundamental o entendimento das pessoas sobre a mudança de atitudes, direcionar o descarte de forma correta ao invés de jogar nos quintais e terrenos baldios e evitar o acúmulo de água parada”, alertou Nilton.

Baixo índice de infestação – Só neste ano, a Vigilância Ambiental já recolheu mais de 90 mil pneus na cidade e mais de 300 mil casas foram dedetizadas, além de prédios e sucatas.

De acordo com o gerente do setor, as ações têm mostrado resultados positivos, pois o último Levantamento Rápido de Índices de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro, apontou que o município de João Pessoa é considerado de baixo índice de infestação do mosquito. A cada 100 casas, apenas 0,3 apresentou risco de reprodução do mosquito.

Como combater o mosquito – Eliminar os focos de água parada é a melhor forma de se combater o Aedes Aegypti. É na água parada que o mosquito se reproduz, aumentando as chances de proliferação da dengue e da zika.

Alguns cuidados são muito importantes, a exemplo de manter bem tampado tonéis de água, manter caixa d’água sempre fechada com tampa adequada, entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana e remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

 

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Maioria dos deputados paraibanos votam para manter veto a PL que puniria fake news na eleição

O Congresso Nacional decidiu nesta terça-feira (28) manter o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)…

28 de maio de 2024

Corpus Christi não é feriado nacional; saiba quais capitais param

Celebrado tradicionalmente no país, a data de Corpus Christi não é um feriado nacional. O…

28 de maio de 2024

João Azevêdo comemora 1º lugar da Paraíba como estado com o maior crescimento do PIB no país em 2024

O governador da Paraíba, João Azevêdo, usou seu perfil uma rede social para comemorar o…

28 de maio de 2024

Posse de Raissa Lacerda na CMJP deve ser contestada pelo Avante; ciente da situação, Renato Martins já se refiliou à sigla

A posse de Raissa Lacerda na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pode enfrentar desafios…

28 de maio de 2024

Operação Carcará apreende arsenal na Paraíba

Uma investigação que durou mais de um ano resultou na desarticulação de um grupo criminoso…

28 de maio de 2024

PMJP decreta ponto facultativo na próxima quinta (30) e sexta (31)

A Prefeitura de João Pessoa não terá expediente interno nas repartições públicas municipais nos próximos…

28 de maio de 2024