Dicas para cuidar da alimentação no inverno
 e se prevenir dos perigos à saúde nessa estação

PUBLICIDADE

O inverno chegou e, como se não bastasse a temperatura baixar,  a nossa alimentação tende a mudar. Confira aqui algumas dicas que vão te ajudar com isso!

O inverno traz consigo não apenas mudanças no clima, mas também em nossos hábitos, pois passamos a ficar mais tempo dentro de casa, sem nos movimentarmos o suficiente, além de passarmos a sentir uma maior vontade de consumir determinados tipos de alimentos que geram conforto para o nosso corpo e mente, principalmente por conta desse friozinho que surge do nada. Mas é importante ficar atento a essas mudanças, pois elas podem levar a doenças típicas dessa estação e a problemas como sobrepeso.

É importante lembrar que com essas condições climáticas o nosso corpo necessita de uma maior energia para manter seu aquecimento adequado e, como já devem saber, a energia vem do que ingerimos (tanto em qualidade, como em quantidade, certo?), por isso em alguns momentos muitos confundem isso, se alimentam de forma errada e depois sofrem com algum mal estar. Então, sabendo disso, que tal cuidar da dieta, garantir uma boa imunidade e assim se prevenir das doenças e quilos a mais? Confira algumas dicas:

Se hidrate normalmente

Embora a vontade diminua, não se deixe levar por ela. É necessário ingerir a quantidade de água necessária diariamente, mesmo na época mais fria do ano. Sucos cítricos ricos em vitamina C e chás quentes (sem açúcar) também são ótimos para fortalecer o sistema imunológico e aquecer o corpo!

Não esqueça das frutas!

Morango, acerola, laranja, limão, pêra e diversas outras frutas são ótimas para as células imunes do corpo. Aproveite-as!

Canela, gengibre, cúrcuma

Alimentos funcionais e termogênicos que além de contribuir com aquecimento do corpo e redução do colesterol alto, ele também ajuda a prevenir gripes, resfriados e pneumonias.

Consuma alimentos integrais e grãos

Consumir alimentos em suas versões integrais, como arroz, biscoitos, pão, aveia, granola, entre outros, é uma ótima forma de fortalecer o sistema imunológico e ajudar o aparelho digestório a se regular com o apoio das fibras.

Cuidado com as sopas

Com a imunidade mais exposta a riscos, é importante tomar cuidados na hora de consumir as deliciosas sopinhas. Evitar as versões cremosas, instantâneas(industrializadas) e com queijo, pois elas são ricas em gorduras e calorias, já faz uma grande diferença. Investir em legumes como batata, cenoura e vegetais como espinafre, agrião, brócolis e couve-flor. E quando adicionar carnes, opte pelas magras!!!

Movimente-se!

Treine! Nosso corpo queima mais calorias no frio, além disso, praticar atividade física nesse clima também reforça a imunidade.

Agora você já sabe como manter seu sistema imunológico alerta à ação de vírus, bactérias e infecções, e também como não adquirir os temidos quilos a mais nos dias mais frios.

 

Gostou das dicas?

Se você gostaria de saber um pouco mais sobre algum assunto da área de nutrição envia sua dúvida para nosso Whats 83-99128-7305

Danielly Targino
Nutricionista – CRN/6: 4976

Créditos da foto
Mood photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Imagem de Jill Wellington por Pixabay

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024