Categorias: Paraíba

ALPB aprova lei que obriga atendimento diferenciado a vítimas de violência sexual

PUBLICIDADE

 A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta terça-feira (24), por unanimidade, o Projeto de Lei nº 53/2015, dispõe sobre o atendimento às vítimas de violência sexual e torna obrigatório o atendimento hospitalar diferenciado multidisciplinar às crianças e mulheres vítimas de violência sexual. Ainda na sessão desta terça, os parlamentares aprovaram sete Projetos de Lei e 80 requerimentos.

De acordo com a matéria, as unidades hospitalares públicas, filantrópicas e privadas, conveniadas ao Sistema Único de Saúde, deverão oferecer às vítimas de violência sexual, atendimento multidisciplinar para controle e tratamento dos diferentes impactos da ocorrência do ponto de vista físico e emocional, possibilitando às vítimas desse tipo de crime, um menor constrangimento pessoal e maior rapidez e eficácia na sua recuperação.

As unidades hospitalares que descumprirem a lei ficam sujeitas à multas e em caso de reincidência, o dobro da multa e o descredenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentro da temática, foi aprovado o Projeto de Lei n°54/2015, que cria a Política Estadual de Amparo e Assistência à Mulher Vítima de Violência. A lei atende a Constituição Federal e visa o atendimento de mulheres vítimas de atos de violência que importem sofrimento físico, sexual, psicológico e dano moral ou patrimonial, através de um conjunto articulado de ações com o objetivo de promover políticas públicas efetivas e integradas para a prevenção, o atendimento e o acompanhamento dos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres.

A atuação será integrada entre o Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. A lei prevê a promoção e campanhas educativas de prevenção de violência contra a mulher, voltadas à sociedade em geral.

Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa da Paraíba apreciou nesta terça, o Projeto de Lei n°315/2015, de utoria do deputado Caio Roberto, que dispõe sobre o atendimento diferenciado para portadores de diabetes na rede estadual de saúde.

 Para o vice-presidente da Comissão, deputado Renato Gadelha, o diabético precisa ter prioridade no atendimento em hospitais da rede pública. “Muitas vezes o paciente está com a hipoglicemia ou a hiperglicemia e fica esperando em uma fila, podendo vir a passar mal antes de chegar ao atendimento”, declarou o parlamentar.

 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TCE-PB investiga prefeita de Juru por abastecer veículos que foram leiloados no ano de 2023

A prefeita de Juru, Solange Félix, está sendo investigada pelo Tribunal de Contas do Estado…

7 de maio de 2024

Opinião: Dois Brazis!

Um Brasil ofegante, que vem há duas semanas tentando escapar de uma catástrofe que bem…

7 de maio de 2024

ALPB concede título de cidadão paraibano ao jornalista Danilo Alves

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (7), sessão especial para conceder o…

7 de maio de 2024

Imagineland projeta a Paraíba nos telões da Times Square, em Nova York

O anúncio de uma nova atração internacional do Imagineland, evento que tem o apoio do…

7 de maio de 2024

Frota de carros elétricos na Paraíba cresce 163% no primeiro trimestre de 2024

A frota de carros elétricos aumentou mais de duas vezes e meia na Paraíba entre…

7 de maio de 2024

Cartaxo diz que posicionamento do PT sobre o processo eleitoral de 2024 sai até sexta e garante: “Teremos candidatura própria”

O deputado estadual e potencial candidato à Prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), declarou…

7 de maio de 2024