Categorias: Saúde

Saúde quer vacinar 410.140 idosos contra a gripe comum

PUBLICIDADE

 

Campanha de imunização atende paraibanos com mais de 60 anos de idade até 21 de maio

Os paraibanos com mais de 60 anos já podem se vacinar contra a gripe comum, que pode causar complicações e levar à morte. Na Paraíba, a Campanha de Vacinação do Idoso foi iniciada nesta segunda-feira (26) e se estenderá até o dia 21 de maio. A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que 410.140 pessoas sejam imunizadas. Em cinco anos, no Estado, a influenza e as pneumonias mataram 2.028 pessoas, mais de uma por dia, e os idosos estão mais suscetíveis às complicações. A Coordenação Estadual de Imunização lembra que as epidemias são mais comuns entre os meses de maio e setembro.
“Nesse período, a doença se alastra rapidamente e as medidas de contenção costumam ser insuficientes. O método mais eficaz para se evitar a gripe e suas complicações é a vacinação. Os idosos são alvos de sérias complicações, como pneumonias e exacerbação de doença pulmonar ou cardíaca, e óbitos”, alertou o coordenador estadual de Imunização, Walter Albuquerque.

Duas vacinas – Os idosos crônicos que procurarem um das 1.007 unidades de saúde do Estado, durante a campanha, também receberão a vacina contra a influenza pandêmica H1N1. A aposentada Marieta de Oliveira Mansur aproveitou para garantir as duas vacinas. “Já que enfrentei uma fila grande, vou aproveitar para tomar logo a vacina contra a gripe comum e a H1N1. Nunca gripo, porque todo ano tomo a vacina da gripe”, disse a aposentada, que também é hipertensa e diabética.

Quem também decidiu ir ao posto de saúde no primeiro dia da campanha foi a dona-de-casa Neide Pereira de Oliveira, que tem mais de 60 anos. “Sou hipertensa e vou aproveitar para tomar também a vacina da gripe A, que começou faz tempo, mas esperei para vir ao posto de uma só vez”, afirmou.
Dia D – No dia 8 de maio, um sábado, será realizado o ‘Dia D contra a gripe’, com abertura simultânea de 1.540 postos de saúde fixos e volantes, em todo o Estado. Neste dia, serão vacinados os idosos (contra a gripe comum) e as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da estratégia de enfrentamento da gripe pandêmica H1N1. A abertura oficial do evento acontecerá no Lar da Providência, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.
A Coordenação de Imunização da SES já distribuiu com os municípios da Paraíba as primeiras 220 mil doses de vacina contra a influenza sazonal (comum) que possibilitaram o início da campanha neste dia 26, o que não ocorreu em outros Estados do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Outras 230 mil vacinas devem chegar até a próxima quinta-feira (29).

“Tivemos um atraso na entrega das vacinas, produzidas pelo Instituto Butantan. Por isso, o Ministério da Saúde adiou o ‘Dia D’ em três regiões. Na Paraíba, os postos já receberam as vacinas e estão imunizando os idosos contra a gripe comum a partir desta segunda-feira. Com certeza, a nossa meta será cumprida como todos os anos”, informou o coordenador de imunização da SES, Walter Albuquerque.

Prioridade para H1N1 – Na Paraíba, até a tarde desta segunda-feira, haviam tomado a vacina contra a influenza pandêmica 712.797 pessoas, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) resolveu não seguir o calendário de vacinação do país e liberar a vacinação para todos os grupos prioritários: profissionais da saúde, indígenas, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes, doentes crônicos (incluindo idosos) e jovens e adultos de 20 a 39 anos de idade. A meta na Paraíba é imunizar, pelo menos, 80% dos 1.750.172 paraibanos que estão nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde.
 

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TCE da prazo de 120 dias para prefeito concluir creche no Brejo

Reunido em sessão ordinária híbrida, nesta quarta-feira (30), o Pleno do Tribunal de Contas do…

1 de maio de 2024

Novos radares passam a multar a partir de hoje em João Pessoa; saiba onde

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

1 de maio de 2024

É LEI: na Paraíba, bares e restaurantes com cardápios digitais terão que oferecer internet grátis a clientes

O governador da Paraíba João Azevêdo sancionou a Lei 13.203/2024, de autoria do deputado João…

1 de maio de 2024

Veneziano celebra união do MDB, Republicanos e União Brasil em Piancó

Evento lançou pré-candidaturas da prefeita, do vice e de vereadores O vice-presidente do Senado Federal,…

1 de maio de 2024

Preso homem apontado como autor de quatro homicídios no mesmo dia em Aroeiras, na PB; crime aconteceu em 2023

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, nessa terça-feira, 30 de abril, o homem investigado e…

1 de maio de 2024

Cícero decreta situação de emergência em JP após superlotação de unidades de saúde por casos de Síndrome Gripal

Na tarde desta terça-feira (30), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, decretou estado de…

1 de maio de 2024