A Paraíba o tempo todo  |

Saúde quer vacinar 410.140 idosos contra a gripe comum

 

Campanha de imunização atende paraibanos com mais de 60 anos de idade até 21 de maio

Os paraibanos com mais de 60 anos já podem se vacinar contra a gripe comum, que pode causar complicações e levar à morte. Na Paraíba, a Campanha de Vacinação do Idoso foi iniciada nesta segunda-feira (26) e se estenderá até o dia 21 de maio. A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que 410.140 pessoas sejam imunizadas. Em cinco anos, no Estado, a influenza e as pneumonias mataram 2.028 pessoas, mais de uma por dia, e os idosos estão mais suscetíveis às complicações. A Coordenação Estadual de Imunização lembra que as epidemias são mais comuns entre os meses de maio e setembro.
“Nesse período, a doença se alastra rapidamente e as medidas de contenção costumam ser insuficientes. O método mais eficaz para se evitar a gripe e suas complicações é a vacinação. Os idosos são alvos de sérias complicações, como pneumonias e exacerbação de doença pulmonar ou cardíaca, e óbitos”, alertou o coordenador estadual de Imunização, Walter Albuquerque.

Duas vacinas – Os idosos crônicos que procurarem um das 1.007 unidades de saúde do Estado, durante a campanha, também receberão a vacina contra a influenza pandêmica H1N1. A aposentada Marieta de Oliveira Mansur aproveitou para garantir as duas vacinas. “Já que enfrentei uma fila grande, vou aproveitar para tomar logo a vacina contra a gripe comum e a H1N1. Nunca gripo, porque todo ano tomo a vacina da gripe”, disse a aposentada, que também é hipertensa e diabética.

Quem também decidiu ir ao posto de saúde no primeiro dia da campanha foi a dona-de-casa Neide Pereira de Oliveira, que tem mais de 60 anos. “Sou hipertensa e vou aproveitar para tomar também a vacina da gripe A, que começou faz tempo, mas esperei para vir ao posto de uma só vez”, afirmou.
Dia D – No dia 8 de maio, um sábado, será realizado o ‘Dia D contra a gripe’, com abertura simultânea de 1.540 postos de saúde fixos e volantes, em todo o Estado. Neste dia, serão vacinados os idosos (contra a gripe comum) e as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da estratégia de enfrentamento da gripe pandêmica H1N1. A abertura oficial do evento acontecerá no Lar da Providência, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.
A Coordenação de Imunização da SES já distribuiu com os municípios da Paraíba as primeiras 220 mil doses de vacina contra a influenza sazonal (comum) que possibilitaram o início da campanha neste dia 26, o que não ocorreu em outros Estados do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Outras 230 mil vacinas devem chegar até a próxima quinta-feira (29).

“Tivemos um atraso na entrega das vacinas, produzidas pelo Instituto Butantan. Por isso, o Ministério da Saúde adiou o ‘Dia D’ em três regiões. Na Paraíba, os postos já receberam as vacinas e estão imunizando os idosos contra a gripe comum a partir desta segunda-feira. Com certeza, a nossa meta será cumprida como todos os anos”, informou o coordenador de imunização da SES, Walter Albuquerque.

Prioridade para H1N1 – Na Paraíba, até a tarde desta segunda-feira, haviam tomado a vacina contra a influenza pandêmica 712.797 pessoas, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) resolveu não seguir o calendário de vacinação do país e liberar a vacinação para todos os grupos prioritários: profissionais da saúde, indígenas, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes, doentes crônicos (incluindo idosos) e jovens e adultos de 20 a 39 anos de idade. A meta na Paraíba é imunizar, pelo menos, 80% dos 1.750.172 paraibanos que estão nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde.
 

 

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe