Categorias: Política

Deputado teme por número ‘recorde’ em abstenção, votos brancos e nulos nas eleições 2016

PUBLICIDADE

Após os votos brancos e nulos voltaram a crescer nas eleições presidenciais em 2014, o deputado estadual Trocolli Júnior (PROS) concedeu entrevista ao PB Agora nesta terça, 23, e mostrou-se preocupado com a possibilidade dessas estatísticas.

“Vocês vão constatar nessa eleição um grande número recorde de abstenção, votos brancos e nulos, a própria ausência das urnas e isso facilita e muito a vida dos politiqueiros pois eles roubaram muito, tem muito dinheiro guardado e compram um mandato, em detrimento aqueles que trabalham todo dia”, frisou.

ParaTrocolli existe um completo ‘descrédito’ por parte da população com os ‘politiqueiros’ e uma completa falta de cultura por parte do eleitor.

“É fundamental se educar as crianças a fazer as escolhas certas, estamos num pais onde 93% da população acha que os políticos são ladrões e corruptos e quando se chega um patamar de descrença nessa proporção estamos vendo o completo desinteresse e desmotivação para votar”, frisou.Segundo o parlamentar é indispensável que a educação proporcione a diferenciação entre o bom e o mau político.

NÚMEROS: O número de eleitores que se abstiveram ou optaram por votar em branco ou nulo nas eleições presidenciais somou 27% do total, segundo os números finais do Tribunal Superior Eleitoral, confirmados na manhã desta segunda-feira 6. A porcentagem é a maior desde 1998, quando essa soma ficou na casa de 36% do eleitorado.Com 100% das urnas apuradas, o número de votos em branco na disputa pelo Planalto foi de 4,4 milhões (3,84% do total de comparecimentos) e o de nulos, de 6,6 milhões (5,8% do comparecimento), enquanto pouco mais de 27,6 milhões de eleitores deixaram de comparecer às urnas, gerando uma taxa de abstenção de 19,39%. Juntos, esses eleitores somam 38,7 milhões de votos (27% de todos os aptos a votar), uma quantidade superior à votação do segundo colocado na disputa pelo Planalto, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB).

Fenômeno semelhante ocorreu em 2010, quando os 34,2 milhões de votos brancos, nulos e abstenções (25,1% do total) ficaram “à frente” de José Serra (PSDB), que teve 33,1 milhões de votos. Em 2002, ocorreu o mesmo, quando a soma foi de 30,2 milhões (26,2%) e a votação do segundo colocado, também Serra, foi de 19 milhões. Em 2006, ano em que Geraldo Alckmin (PSDB) ficou em segundo lugar com 39 milhões de votos, nulos, brancos e abstenções somaram 29,9 milhões eleitores (23,7% do total).

 

Henrique Lima

PB Agora

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Por unanimidade, ALPB converte para “convite” convocação de auxiliares e secretário de Educação para prestar esclarecimentos

A secretária executiva de gestão pedagógica da Educação, Maria Elisabeth de Araújo, não compareceu à…

8 de maio de 2024

Justiça da Capital garante igualdade de tempo para homens e mulheres em prova de concurso da PM

Uma decisão judicial histórica foi tomada na terça-feira (7) pela 2ª Vara da Fazenda Pública…

8 de maio de 2024

Comissão de Orçamento aprova tramitação da LOA 2025

A Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta…

8 de maio de 2024

Seap-PB investigará policial penal que atirou em professor em Olinda; vítima morreu nesta 4ª

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) anunciou que abrirá um processo…

8 de maio de 2024

“Não comento nada do que esse deputado fala” dispara Jackson Macêdo ao minimizar críticas feitas por Luciano Cartaxo

Em meio ao cenário político conturbado do PT da Paraíba, o presidente estadual da sigla,…

8 de maio de 2024

DIA DAS MÃES: serviços de salões de beleza têm variação no preo entre 50% e 750%, em João Pessoa

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) realizou pesquisa…

8 de maio de 2024