Categorias: Paraíba

Viveiro Municipal comemora crescimento de produção

PUBLICIDADE

Viveiro Municipal comemora crescimento de produção e doação de mudas

Na Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), lembra o trabalho desenvolvido pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas com 43.026 mudas de árvores produzidas, 13.721 doadas e 6.381 plantadas de janeiro de 2011 a maio de 2012.

Segundo a coordenadora do Viveiro, Aline Váleria Sousa de Medeiros, as mudas produzidas são destinadas para a arborização urbana, recuperação de áreas degradas e reposição de mata ciliar. “O ano de 2011 foi destinado à produção e 2012 será de plantio, apesar das limitações por causa do inverno com pouca chuva”, disse.

Para ter acesso às mudas produzidas pela Semam, a população pode ir até o Viveiro Municipal, que fica localizado no bairro do Valentina Figueiredo, em frente ao Sesc-Gravatá. O atendimento ao público é feito da segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. O telefone de contato é 3214-4936.

A doação é de até duas mudas por pessoa. Cada muda doada é acompanhada de uma ficha técnica de cadastro, onde devem constar os dados da pessoa responsável e o endereço. O interessado deve informar o local do plantio e será orientado por técnicos sobre a forma adequada. Quando a quantidade de mudas de árvores solicitadas é maior, para granjas, por exemplo, o pedido deve ser feito através de oficio.

Monitoramento – Ainda este ano, a equipe de plantio urbano vai iniciar o monitoramento das mudas distribuídas e plantadas no ano passado. Segundo Aline Valéria, será feita a averiguação do local do plantio e checado se as orientações dadas no momento da doação foram atendidas. “Vamos fazer um sorteio aleatório, a partir dos endereços informados na ficha de cadastro, e fazer as visitas de acompanhamento de desenvolvimento dessa muda. Será uma amostragem”, explicou.

Bairros e espécies – De acordo com Aline Valéria, os bairros do Valentina Figueiredo e Mangabeira são os que os moradores mais solicitam mudas ao Viveiro Municipal de Plantas Nativas. “Acreditamos que essa procura maior seja também pela proximidade com o Viveiro e o crescimento dessas localidades”, analisou, acrescentando que a Tenda Verde, que integra a Estação de Serviços, também é responsável por um grande número de doação de mudas.

Entre as mudas mais procuradas, as campeãs são as espécies de médio porte, com destaque para o jacarandá mimoso, pata de vaca, algodão da praia, aroeira e araxá. Já entre as de grande porte, os mais procurados são o ipê amarelo e o roxo.

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024