A Paraíba o tempo todo  |

Viveiro Municipal comemora crescimento de produção

Viveiro Municipal comemora crescimento de produção e doação de mudas

Na Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), lembra o trabalho desenvolvido pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas com 43.026 mudas de árvores produzidas, 13.721 doadas e 6.381 plantadas de janeiro de 2011 a maio de 2012.

Segundo a coordenadora do Viveiro, Aline Váleria Sousa de Medeiros, as mudas produzidas são destinadas para a arborização urbana, recuperação de áreas degradas e reposição de mata ciliar. “O ano de 2011 foi destinado à produção e 2012 será de plantio, apesar das limitações por causa do inverno com pouca chuva”, disse.

Para ter acesso às mudas produzidas pela Semam, a população pode ir até o Viveiro Municipal, que fica localizado no bairro do Valentina Figueiredo, em frente ao Sesc-Gravatá. O atendimento ao público é feito da segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. O telefone de contato é 3214-4936.

A doação é de até duas mudas por pessoa. Cada muda doada é acompanhada de uma ficha técnica de cadastro, onde devem constar os dados da pessoa responsável e o endereço. O interessado deve informar o local do plantio e será orientado por técnicos sobre a forma adequada. Quando a quantidade de mudas de árvores solicitadas é maior, para granjas, por exemplo, o pedido deve ser feito através de oficio.

Monitoramento – Ainda este ano, a equipe de plantio urbano vai iniciar o monitoramento das mudas distribuídas e plantadas no ano passado. Segundo Aline Valéria, será feita a averiguação do local do plantio e checado se as orientações dadas no momento da doação foram atendidas. “Vamos fazer um sorteio aleatório, a partir dos endereços informados na ficha de cadastro, e fazer as visitas de acompanhamento de desenvolvimento dessa muda. Será uma amostragem”, explicou.

Bairros e espécies – De acordo com Aline Valéria, os bairros do Valentina Figueiredo e Mangabeira são os que os moradores mais solicitam mudas ao Viveiro Municipal de Plantas Nativas. “Acreditamos que essa procura maior seja também pela proximidade com o Viveiro e o crescimento dessas localidades”, analisou, acrescentando que a Tenda Verde, que integra a Estação de Serviços, também é responsável por um grande número de doação de mudas.

Entre as mudas mais procuradas, as campeãs são as espécies de médio porte, com destaque para o jacarandá mimoso, pata de vaca, algodão da praia, aroeira e araxá. Já entre as de grande porte, os mais procurados são o ipê amarelo e o roxo.

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe