Categorias: Paraíba

Viação Paraíba encerra edição 2010

PUBLICIDADE

O clima na cidade de São Bento, no sertão paraibano, é de expectativa para a realização da etapa final da 6ª edição do ViAção Paraíba, projeto que consta de minicurso, debates e exibições de filmes curtametragens nordestinos, realizado anualmente em três municípios da Paraíba. As atividades acontecem a partir desta terça-feira, 13 de julho, até a próxima sexta-feira (16).

A edição 2010 do projeto foi iniciada na cidade de Patos, no sertão, no mês de abril. Em maio, as atividades foram ao município de Cuité, no Curimataú. As atividades são gratuitas e abertas para alunos universitários e pessoas da comunidade, que recebem noções básicas sobre cinema e vídeo. Para esta etapa em São Bento, as inscrições estão abertas na Secretaria Municipal de Cultura e/ou pelo e-mail projetoviacaoparaiba@gmail.com.

O minicurso “Aprendendo a Ler Imagens em Movimento” é ministrado pelo cineasta paraibano Torquato Joel, coordenador geral do projeto, e oferece aos participantes a oportunidade de aprender a produzir filmes de curtametragem. As aulas vão acontecer na Escola André Pedro da Silva.

Já a mostra de curtas nordestinos será realizada em dois locais: na terça-feira, na Comunidade Barra de Cima, que fica a 8 km da cidade, e na sexta-feira na Sociedade de Difusão Cultural (SDC), a partir das 20h. Os filmes exibidos são: Passadouro (PB) e Coxixola existe, é aqui!, (PB), ambos dirigidos por Torquato Joel; Vida Maria (CE), direção de Márcio Ramos; A Canga (PB), de Marcus Vilar; Tempo de Ira (PB), Marcélia Cartaxo e Gisela Melo; e A História da Eternidade (PE), de Camilo Cavalcante.

Após a exibição dos curtas, haverá debate entre os participantes, com o objetivo de estimular uma reflexão sobre imigração para os grandes centros e as dificuldades de adaptação, temas abordados nos filmes que compõem o evento.

Na opinião do Secretário de Cultura de São Bento, Francisco das Chagas, as ações do projeto são de extrema importância para o município. “Estamos plenamente satisfeitos com essa iniciativa da vinda do projeto ViAção Paraíba à nossa cidade, bem como temos grande expectativa que durante as atividades teremos grandes resultados. Espero que seja despertado o potencial cinematográfico do município”, completou.

Para o Diretor da Escola André Pedro da Silva, Francisco Heleodorio de Araújo Alves, o local fica acessível a todos que querem participar e a estrutura tem espaço para reproduzir os filmes e ministrar as aulas. “Os estudantes estão todos ansiosos para começar esse projeto. O curso trará novos conhecimentos para os alunos e mais interesse sobre o projeto e a cultura paraibana, que precisa ser prestigiada. É necessário haver a divulgação, não só de cultura de massa, mas também de nossa cultura, aos alunos e aos cidadãos paraibanos, e esse projeto vai ser o carro chefe para essa divulgação e para o estímulo dos alunos. Quem sabe esse projeto possa formar futuros cineastas saobentenses?”, observou.

Para exemplificar a importância dessa ação, o coordenador do ViAção Paraíba, Torquato Joel, cita o cineasta católico francês Robert Bresson, para quem o cinema é uma revelação do quão divina é a vida através de flagrantes do cotidiano ou do “real”, captados por imagens como pinturas e por sons como partitura musical. “A nossa expectativa em São Bento é de revelarmos um pouco a linguagem do cinema para jovens e adultos da cidade, colaborando para que as pessoas possam ampliar suas visões de mundo através da sétima arte, mais especificamente através do cinema brasileiro e, em especial, do curtametragem nordestino”, disse.

A expectativa do coordenador administrativo do projeto para o encerramento da edição 2010, Dudé Rodrigues, também é bastante positiva. “Estamos com grande perspectiva de grande sucesso em São Bento, no alto sertão paraibano, que é um grande celeiro de pessoas criativas. Em São Bento não será diferente, já que a população é a mais empreendedora da região, com as confecções de redes, tão famosas no País”, observou.

ViAção Paraíba – O projeto é realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Coordenação de Extensão Cultural (COEX), e patrocinado pelo Programa BNB de Cultura – Edição 2010 –, com parceria do BNDES e apoio das Prefeituras Municipais de Patos, Cuité e São Bento. As cidades que já receberam as atividades do projeto são Monteiro, Serra Branca, Capim, Bananeiras, Nazarezinho, Congo, Dona Inês, Boqueirão, Alagoa Grande, Coremas, Rio Tinto, São João do Rio do Peixe, Princesa Isabel, Patos e Cuité.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ivete Sangalo cancela turnê comemorativa de 30 anos de carreira, incluindo show no Almeidão, em João Pessoa

A cantora Ivete Sangalo pegou seus fãs de surpresa ao anunciar, na manhã desta quarta-feira…

15 de maio de 2024

Em nota, Secretaria de Saúde de CG diz que assalto desta madrugada não foi registrado dentro do Hospital da Criança e do Adolescente

A Secretaria de Saúde de Campina Grande esclareceu nesta quarta-feira (15) que o assalto ocorrido…

15 de maio de 2024

Confira a relação dos deputados paraibanos que votaram para aumentar impostos sobre a NETFLIX

Foi divulgada ontem (14), pela rede social do Instagram ‘Ranking dos Políticos’, canal esse referência…

15 de maio de 2024

Governo faz reunião com categorias e tenta pôr fim em greve nas universidades federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reúne-se nesta quarta-feira (15),…

15 de maio de 2024

João Azevêdo contesta no STF calendário para emendas individuais de deputados na Paraíba

Uma disputa entre o poder executivo e legislativo da Paraíba chegou ao Supremo Tribunal Federal…

15 de maio de 2024

CG: bandidos invadem hospital e roubam dinheiro e pertences de pacientes e funcionários

Na madrugada desta quarta-feira (15), o Hospital da Criança e do Adolescente, em Campina Grande,…

15 de maio de 2024