Categorias: Paraíba

(Opinião) Veterinário alerta para o caos que se instalou na Defesa Agropecuária da PB. É de vaca desconhecer bezerro…

PUBLICIDADE

A situação da Defesa Agropecuária da Paraíba é extremamente preocupante. Apesar de sua importância para a saúde humana e a saúde animal, carece de quase tudo, tornando o Estado vulnerável a surtos de doenças contagiosas. Até funcionários já morreram vítima de acidente de trabalho por falta de material apropriado.

É o mínimo que se pode concluir de um relato feito à coluna pelo médico veterinário Ramifran Gomes de Oliveira, da Defesa Agropecuária em Catolé do Rocha, que tem jurisdição sobre dez municípios.

A propósito, com tamanha responsabilidade, o órgão não dispõe sequer de um veículo para locomoção da equipe encarregada de promover fiscalização, vacina e uma série de outras atividades fundamentais para a saúde pública.

O próprio Ramifran foi vítima de um acidente de trabalho, que denota o grau de vulnerabilidade a que a equipe está sujeita por falta de material apropriado para segurança do trabalho. Baixo, ele próprio relata o que aconteceu.

O que é

A Defesa Agropecuária é um órgão fiscalizador. Fiscaliza matadouros, produção e circulação de laticínios, vacinação de animais etc. Quando um animal está cometido de doença transmissível também para humano, se faz o sacrifício; quando animal está doente de raiva é feita a vacinação e a investigação epidemiológica e, especialmente, o controle da Febre Aftosa, que é uma coisa séria.

Segundo o médico veterinário Famifan, a febre aftosa é um problema sério economicamente falando. Se houver na Paraíba um surto desta doença será um problema sério para o Brasil, porque somos o maior exportador de carne bonina do mundo, um dos maiores de carne suína, que são animais susceptíveis a estes males. Se houver surto aqui todo oi País será prejudicado.

Em Catolé do Rocha há o ponto de inspeção, que fica dentro da Defesa Agropecuária, e tem a unidade local de sanidade animal e vegetal, que foi sucateada ao longo dos anos. Sem profissionais porque alguns foram aposentados e outros foram embora.
Falta tudo dentro do sistema: material de expediente, material de atendimento a focos de doenças, material, veículos etc. “Vivemos num total abandono. Ministério da Agricultura cobra, mas estamos indo na contramão da história”, explica o veterinário.

Acidente

O próprio Francisco Ramifran detalhe o acidente de que foi vítima na sexta-feira passada:

“Tenho 15 anos de profissão. Pequenos acidentes acontecem, mas nunca um tão grave quanto este: eu estava a serviço da Defesa Agropecuária da Paraíba, sacrificando cinco equídeos. No quarto sacrifício, por uma falha de contenção o animal jogou uma das patas em mim, acertando o queixo e o Tórax. Fui nocauteado instantaneamente, após o susto e as dores. Tenho que Agradecer ao Grande Arquiteto do Universo por não ter sido algo mais Grave, tendo em vista que já perdemos vários colegas com acidentes semelhantes.

Mas o desabafo vem em relação às condições de trabalho e salariais da Defesa Agropecuária da Paraíba (SEDAP). Sou concursado desde 2006 lotado na ULSAV de Catolé do Rocha, sem dúvida alguma nesses 13 anos vivenciamos o nosso pior momento. Vamos pontuar:

A quase dois anos a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Catolé do Rocha não tem Veículo. Para ir fazer o sacrifício desses animais foi necessário o dono dos mesmos ir me buscar no carro dele. Não temos material de sacrifício, tranquilizantes e afins, fiz com produtos do meu uso pessoal.

A Ulsav só tem um médico Veterinário e um Agrônomo. Não temos técnico nem agente administrativo. Impressora funcionando graças ao Nosso agrônomo que também é chefe e compra do Bolso, lâmpadas, material de limpeza etc. Diárias não tem.
Iniciamos a segunda etapa da campanha de Vacinação, sem material de divulgação, anexo 13, veículos etc.Salários, além de ser um dos piores do Brasil a muitos anos sem aumento. Não temos crachás, farda, carteiras que nos identifique como fiscais agropecuário.

A muito tempo a defesa vem atuando pelo esforço e comprimento de seus funcionários, mas muitos desmotivado e fazendo concursos para outros estado e nos deixando, por isso temos um déficit muito grande de Profissionais.

A pergunta que fica, se esse acidente tivesse sido mais grave que assistência teríamos da SEDAP?, Tendo em vista que recentemente o nosso Colega Aldecy sofreu um acidente de carro em trabalho, e não tem assistência nenhuma, ele dirigindo porque não tem o cargo de Motorista na Defesa Agropecuária.

Nosso prédio onde funciona precisando urgente de uma reforma elétrica e hidráulica. Como a agropecuária da Paraíba pode se desenvolver com um serviço tão sucateado como o nosso?

Trabalhamos com saúde pública, zoonoses, qualidade de alimentos. Tenho certeza que falo em nome dos colegas que queremos respeito e dignidade para exercemos nosso trabalho com afinco e paixão como já foi em outrora.

 

Wellington Farias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024