Categorias: Paraíba

UEPB pretende acabar com as placas de bronze das turmas concluintes

PUBLICIDADE

Dentro da proposta de modernização de suas atividades e desenvolvimento de novas habilidades capazes de aproximar a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) das exigências de acessibilidade universal e de socialização do conhecimento, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) criou um espaço digital para registrar virtualmente os dados das turmas concluintes dos cursos da Universidade.

Trata-se do Portal Virtual de Placas de Formaturas (Portal das Placas), uma iniciativa considerada inédita nas universidades brasileiras, desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Instituição e que já está disponível desde o período letivo 2016/2.

O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, ressaltou que o Portal das Placas nasceu como alternativa para os formandos.

A iniciativa tem por finalidade reunir e integrar informações sobre as turmas concluintes dos cursos de graduação da UEPB, possibilitando o compartilhamento de fotos e vídeos de diversos momentos vividos pela turma ao longo da sua passagem pela Universidade, bem como assegurar o armazenamento de dados das turmas por curso, ano e entrada, dados do curso, dos professores, dos estudantes, dos homenageados, entre outros.

A ideia é substituir gradativamente as placas de metal afixadas nas paredes dos Centros. Por enquanto, é permitido que sejam afixadas placas apenas nos prédios antigos.

Em espaços como a Central de Integração Acadêmica, onde funcionam os cursos do Centro de Educação (CEDUC) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), bem como no prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), recentemente reformado, não é permitida a colocação das placas. As placas que existiam da estrutura antiga desses centros de ensino foram retiradas e estão sendo digitalizadas para inserção na plataforma digital.

Nos demais Centros, as placas convencionais poderão ser afixadas, porém, quando o prédio passar por reformas, elas também serão retiradas, digitalizadas e inseridas na plataforma virtual, que consiste ainda em uma alternativa mais econômica para os formandos, ao tempo em que, em substituição da placa tradicional, evita o esgotamento do espaço físico pelo acúmulo de material afixado e, consequentemente, elimina a poluição visual.

Vantagens da plataforma digital

O Portal das Placas possibilita aos formandos a criação de um acervo textual e imagético maior do que a tradicional placa afixada na parede, com a vantagem de que esse acervo não se deteriora com o tempo, permanecendo publicamente acessível a partir de qualquer terminal conectado à internet.
Além disso, o Portal permitirá o contato da UEPB com o seu egresso, servindo como instrumento para conhecer os caminhos trilhados na sua vida profissional, assim como elo entre os atuais estudantes e aqueles que já passaram pela Instituição.

Professor Eli Brandão destaca que o Portal foi elaborado a partir da ideia de que o ato contínuo e tradicional de afixação de placas levará, em algum momento, ao esgotamento de espaço nas paredes, além de produzir uma agressão estética ao prédio, considerando que o acúmulo de placas irremediavelmente gera poluição visual e a consequente invisibilidade das mesmas.

“Além de assegurar interatividade, socialização dos momentos marcantes das turmas e acesso universal às informações, o Portal das Placas está em consonância com outros princípios importantes, como a preservação do patrimônio público, com a diminuição da poluição visual nas paredes dos prédios da UEPB; a democratização, considerando que todos poderão usar o Portal em um mesmo padrão, sem custo para a turma, numa mesma plataforma e sem ‘lugares privilegiados’; a economia de recursos financeiros para os estudantes, uma vez que se trata de um site institucional, não havendo ônus para a comunidade acadêmica, entre outros benefícios”, enfatiza o pró-reitor.

Inserção de dados dos formandos

Para poder operacionalizar o uso do Portal de Placas, cada turma concluinte da UEPB deve encaminhar informações e mídias para o e-mail portaldasplacas.uepb@gmail.com. Cada espaço comporta a inserção de até cinco fotos oficiais nas medidas (1280×720 pixels), com o registro da Turma, da Colação de Grau, Aula da Saudade, Culto Ecumênico, Foto do Baile e sete de livres escolha da turma concluinte; quatro vídeos a serem postados no canal do Youtube do Portal das Placas; mensagens dos formandos; texto do juramento; e dados que integrarão a placa virtual (patrono, paraninfo, nome da turma, etc).

 

Redação com Ascom

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024

Treze conquista virada emocionante nos minutos finais contra o Santa Cruz

O Treze teve uma estreia emocionante na Série D do Campeonato Brasileiro 2024 ao derrotar…

27 de abril de 2024