A Paraíba o tempo todo  |

UEPB pretende acabar com as placas de bronze das turmas concluintes

Dentro da proposta de modernização de suas atividades e desenvolvimento de novas habilidades capazes de aproximar a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) das exigências de acessibilidade universal e de socialização do conhecimento, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) criou um espaço digital para registrar virtualmente os dados das turmas concluintes dos cursos da Universidade.

Trata-se do Portal Virtual de Placas de Formaturas (Portal das Placas), uma iniciativa considerada inédita nas universidades brasileiras, desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Instituição e que já está disponível desde o período letivo 2016/2.

O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, ressaltou que o Portal das Placas nasceu como alternativa para os formandos.

A iniciativa tem por finalidade reunir e integrar informações sobre as turmas concluintes dos cursos de graduação da UEPB, possibilitando o compartilhamento de fotos e vídeos de diversos momentos vividos pela turma ao longo da sua passagem pela Universidade, bem como assegurar o armazenamento de dados das turmas por curso, ano e entrada, dados do curso, dos professores, dos estudantes, dos homenageados, entre outros.

A ideia é substituir gradativamente as placas de metal afixadas nas paredes dos Centros. Por enquanto, é permitido que sejam afixadas placas apenas nos prédios antigos.

Em espaços como a Central de Integração Acadêmica, onde funcionam os cursos do Centro de Educação (CEDUC) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), bem como no prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), recentemente reformado, não é permitida a colocação das placas. As placas que existiam da estrutura antiga desses centros de ensino foram retiradas e estão sendo digitalizadas para inserção na plataforma digital.

"Foto:

Nos demais Centros, as placas convencionais poderão ser afixadas, porém, quando o prédio passar por reformas, elas também serão retiradas, digitalizadas e inseridas na plataforma virtual, que consiste ainda em uma alternativa mais econômica para os formandos, ao tempo em que, em substituição da placa tradicional, evita o esgotamento do espaço físico pelo acúmulo de material afixado e, consequentemente, elimina a poluição visual.

Vantagens da plataforma digital

O Portal das Placas possibilita aos formandos a criação de um acervo textual e imagético maior do que a tradicional placa afixada na parede, com a vantagem de que esse acervo não se deteriora com o tempo, permanecendo publicamente acessível a partir de qualquer terminal conectado à internet.
Além disso, o Portal permitirá o contato da UEPB com o seu egresso, servindo como instrumento para conhecer os caminhos trilhados na sua vida profissional, assim como elo entre os atuais estudantes e aqueles que já passaram pela Instituição.

Professor Eli Brandão destaca que o Portal foi elaborado a partir da ideia de que o ato contínuo e tradicional de afixação de placas levará, em algum momento, ao esgotamento de espaço nas paredes, além de produzir uma agressão estética ao prédio, considerando que o acúmulo de placas irremediavelmente gera poluição visual e a consequente invisibilidade das mesmas.

“Além de assegurar interatividade, socialização dos momentos marcantes das turmas e acesso universal às informações, o Portal das Placas está em consonância com outros princípios importantes, como a preservação do patrimônio público, com a diminuição da poluição visual nas paredes dos prédios da UEPB; a democratização, considerando que todos poderão usar o Portal em um mesmo padrão, sem custo para a turma, numa mesma plataforma e sem ‘lugares privilegiados’; a economia de recursos financeiros para os estudantes, uma vez que se trata de um site institucional, não havendo ônus para a comunidade acadêmica, entre outros benefícios”, enfatiza o pró-reitor.

Inserção de dados dos formandos

Para poder operacionalizar o uso do Portal de Placas, cada turma concluinte da UEPB deve encaminhar informações e mídias para o e-mail [email protected]. Cada espaço comporta a inserção de até cinco fotos oficiais nas medidas (1280×720 pixels), com o registro da Turma, da Colação de Grau, Aula da Saudade, Culto Ecumênico, Foto do Baile e sete de livres escolha da turma concluinte; quatro vídeos a serem postados no canal do Youtube do Portal das Placas; mensagens dos formandos; texto do juramento; e dados que integrarão a placa virtual (patrono, paraninfo, nome da turma, etc).

 

Redação com Ascom

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe