Categorias: Paraíba

“Turismo regional é aposta para recuperação do setor”, diz Eduardo Carneiro

PUBLICIDADE

O Brasil é o destino preferido para férias para 92% dos brasileiros. Isso é o que revela pesquisa realizada pelo site de descontos e promoções de produtos Picodi, que aponta ainda que 63% dos viajantes compram passagens com antecedência e 49% reservam a estadia antes do tempo.

“O avanço da vacinação e essa vontade do brasileiro de viajar dentro do País, vem impulsionando o turismo regional, grande aposta para recuperação do setor e geração de emprego e renda”, disse o presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, deputado estadual Eduardo Carneiro.

Levantamento realizado pela plataforma de reservas Booking.com revelou que para 63% dos entrevistados no país, viajar tornou-se ainda mais importante agora do que antes da pandemia de covid-19. Os dados também revelam que três em cada quatro brasileiros estão ansiosos para realizar a próxima viagem, o que coloca o Brasil no terceiro lugar no ranking dos países que mais desejam viajar em 2021, ficando empatado com a Índia e atrás apenas de Israel e Vietnã.

Entre os destinos mais procurados, estão os estados do Nordeste brasileiro, que oferecem o turismo de sol e mar, além de roteiros gastronômicos. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) identificaram um incremento na ocupação de leitos nos últimos meses, chegando a 50%.

A retomada do turismo não tem sido apenas para o Nordeste. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o volume de atividades turísticas no país aumentou em 102% no mês de maio, se comparado com o mesmo período de 2020, quando a pandemia estava em alta. Essa expansão ocorreu em 12 unidades da federação, onde a pesquisa é realizada.

Na Paraíba – Se as cidades litorâneas do Nordeste têm sido o destino para quem vem de outras localidades do país, para quem está ou é da Paraíba, a busca tem sido pelo turismo local, cidades como Bananeiras e Areia – que registram as suas mais baixas temperaturas durante este período do ano – acabam enchendo os olhos e sendo um convite para quem vive à beira do mar.

Só nos últimos fins de semana de julho, a sócia-proprietária do Hotel Fazenda Triunfo, Maria Júlia Baracho, afirmou que a procura por hospedagem tem sido considerável. “A procura aumentou consideravelmente, lotando a capacidade máxima permitida pelos decretos governamentais”, pontuou.

Maria Júlia que também é sócia-proprietária do Engenho Triunfo reforçou que a reabertura dos engenhos para visitação e a exposição de Areia na mídia, com a conquista do título de ‘Capital Paraibana da Cachaça’, fruto de uma lei do deputado Eduardo Carneiro, contribuiu para o aumento da visitação ao município. “Posso afirmar como parte da Associação de Turismo de minha cidade, que a busca está ocorrendo em todas as pousadas, restaurantes e demais engenhos abertos à visitação”, analisou.

A empresária afirmou ainda que as expectativas para os próximos meses são positivas. “Fazemos parte de uma rede nacional de Turismo Rural Consciente e a expectativa é de que o interior e o campo serão os destinos mais procurados”, finalizou.

Areia – O município de Areia, atualmente, conta com um total de 12 empreendimentos voltados para hospedagem. São eles: Hotel Triunfo, Pousada Villa Real, Aconcheg’art Pousada, Pousada Luiz Soares, Colégio Santa Rita, Pousada de Fazim, Pousada e Hotel Casa do Lago, Vaca Brava Pousada, Sítio Casa de Vó, Balneário Água Viva, Rancho Nova Vida e Casa de Ana. Entre os pontos turísticos estão o Teatro Minerva, o Colégio Estadual de Areia, A Casa Pedro Américo, o Casarão José Rufino, o Museu da Rapadura, além dos engenhos de cachaça e outros espaços que reservam e contam um pouco da história da cidade.

Selo Turismo Responsável – O Selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro” foi criado pelo Ministério do Turismo há um ano em resposta à pandemia de Covid-19. Até agora, 28.272 empreendimentos e guias de turismo de todo o país assumiram o compromisso de adotar ações que protejam turistas e trabalhadores do setor contra a covid-19 durante suas atividades. Para mais informações, acesse http://antigo.turismo.gov.br/seloresponsavel/

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024