Categorias: Paraíba

TCU instala Rede de Controle para combater desvio de recurso público na PB e em 05 estados

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas da União já implantou na Paraíba a Rede de Controle para intensificar o combate no desvio de Recursos Públicos. Outros cinco  Estados – CE, AC, RN, ES e RJ – já aderiram à Rede de Controle instituída pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para também intensificar o combate.

Idealizada pelo presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, a rede conta com a participação de órgãos federais e estaduais diretamente envolvidos na fiscalização da administração pública.

Segundo o ministro Ubiratan Aguiar, as ações da Rede de Controle deverão ser pautadas por ações preventivas, que comprovadamente são mais eficazes para coibir a corrupção. “A atuação conjunta e articulada dos órgãos de fiscalização evitará a superposição de ações, com maior aproveitamento dos recursos”, avalia.
As primeiras parcerias foram estabelecidas, em março, em Brasília, durante o Fórum de Criação da Rede de Controle da Gestão Pública, realizado pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC). Compareceram representantes de instituições envolvidas na fiscalização do uso dos recursos públicos, que assinaram protocolo de intenções para a formação da Rede de Controle da Gestão Pública.

Num segundo momento, foram realizadas oficinas de trabalho para levantamento das principais irregularidades cometidas pelos gestores públicos, aprimoramento da fiscalização de obras públicas e mapeamento do processo de tomada de contas especial – procedimento adotado quando há suspeita de prejuízo aos cofres públicos e necessidade de ressarcimento.

Nos Estados, a rede teve início no Ceará, em maio, quando 13 instituições assinaram acordo de cooperação técnica e adesão à rede de controle. Em seguida, a rede foi estendida à Paraíba, ao Acre, ao Rio Grande do Norte, ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro. Amanhã, a rede será instalada no Rio Grande do Sul.
 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

3 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

3 de maio de 2024

“Esforço coletivo”, destaca Veneziano em coletiva sobre conquista de financiamento para PMCG

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou nesta sexta-feira (03)…

3 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa na PMCG continuará e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

3 de maio de 2024

Certidão do TSE aponta inelegibilidade da ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral para as eleições 2024; VEJA

Uma certidão disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (3) revelou que Sara Cabral…

3 de maio de 2024

Cícero fala sobre operação da PF em órgãos municipais e pede rigor: “Que os responsáveis sejam responsabilizados”

Na manhã desta sexta-feira (05), o prefeito Cícero Lucena (PP) se pronunciou sobre a operação…

3 de maio de 2024