Categorias: Paraíba

TCE-PB divulga avaliação sobre transparência nos portais de Prefeituras e Câmaras

PUBLICIDADE

 O Tribunal de Contas da Paraíba, que atualmente coordena o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção, divulgou na manhã desta quarta-feira (18) o mais novo resultado da avaliação de uma das mais importantes ferramentas de prática de transparência pública: os portais do Estado, das prefeituras e câmaras municipais.

 

A análise foi feita por 30 técnicos do Tribunal, que acompanharam tudo o que os municípios paraibanos fizeram em seus portais e sites para facilitar e ampliar o acesso da população às informações e dados públicos. 

 

De acordo com o levantamento, João Pessoa é o município mais transparente do estado, recebendo a nota 9. Em seguida, se destacaram os municípios de Nova Floresta e Condado, com notas acima de 8.

Já os municípios de Riachão do Bacamarte, Várzea e Santa Rita foram os menos transparentes. Os dois primeiros não possuem sequer sites oficiais.

A apresentação foi feita pelo vice-presidente do TCE, André Carlo Torres, já que o presidente do órgão, Arthur Cunha Lima, está em viagem a Brasília. 

 

Ao comentar a iniciativa desse tipo de avaliação, o conselheiro André Carlo, destacou a importância de o TCE-PB tê-la adotado em seus procedimentos de auditoria, o que já resulta em processos abertos para orientar os gestores ao cumprimento da legislação que dá aos cidadãos o direito de acesso às informações produzidas pelos órgãos públicos.

 

De caráter pericial e assinada por auditores, a análise serve, inclusive, para instrumentalizar os demais órgãos de controle nas suas fiscalizações. A Lei de Transparência determina a disponibilização, em tempo real, por meio da internet, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

 

As avaliações de transparência construídas nos últimos anos no âmbito do TCE em conjunto com as demais instituições e entidades que compõem do FOCCO-PB, tem repercutido, na opinião do conselheiro André Carlo, dentro e fora da Paraíba, e despertado também o interesse de outros estados porque fizeram avançar o controle externo sobre o uso dos recursos públicos.

 

Em maio de 2013, quando as avaliações começaram, só quatro prefeituras paraibanas possuíam site oficial para informar a população sobre seus gastos, investimentos em obras e serviços, e demais atos administrativos, financeiros e contábeis da gestão pública. A análise a ser divulgada nesta quarta-feira mostrará o quanto este quadro evoluiu.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024