Categorias: Paraíba

Simulação inaugura Base do Samu em Santa Rita

PUBLICIDADE

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) de João Pessoa realizou a simulação de um acidente automobilístico na cidade de Santa Rita, na manhã desta quarta-feira (11). A atividade marcou a implantação de uma Base do Serviço naquele município, que contará com três equipes se revezando no atendimento à população local. O sistema começa a funcionar até o final deste mês.

As equipes estarão subordinadas ao Samu de João Pessoa, que detém a coordenação do Samu Metropolitano, abrangendo a Capital e os municípios do Conde, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita. A coordenadora do Serviço, a médica Roberta Abath, explicou que apenas Santa Rita ainda não contava com uma unidade descentralizada.

Segundo ela, para que o município passasse a contar com uma Base do Samu era necessário atender algumas exigências da Política Nacional de Atenção a Urgência do Ministério da Saúde (MS). Tão logo a Prefeitura do lugar ajustou a sua rede de assistência hospitalar aos atendimentos de urgência de pequeno e médio porte, houve a liberação dos recursos para a implantação da Base.

Capacitação – Roberta Abath contou que a Prefeitura de Santa Rita realizou a seleção dos seis técnicos e dos seis condutores que integram a equipe do Serviço no município, mas o processo de capacitação e treinamento foi realizado pela coordenação do Samu de João Pessoa.

A secretária de Saúde de Santa Rita, Maria Luiza Pessoa, ressaltou que a implantação do Serviço no município é uma conquista para a população local, que agora poderá contar com o atendimento móvel de urgência especializado. “Foi um processo difícil, mas graças ao empenho do prefeito (Marcus Odilon) conseguimos trazer o Samu para a nossa cidade”, comentou.

Simulação – Para divulgar a chegada do Samu à cidade, foi realizada uma simulação de acidente automobilístico em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita. Moradores da cidade se concentraram no lugar para assistir a atuação dos profissionais, que simularam uma colisão frontal de carro com um poste. Três atores voluntários se fizeram passar por vítimas, sendo que dois estavam dentro do veículo e um teria sido supostamente atropelado.

A organização do simulado ficou a cargo do coordenador de Enfermagem, Walber Júnior, e contou com a participação de 14 pessoas no geral, entre os profissionais e os voluntários.

 

SECOM

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após denúncia de agressão e protesto, motoboys e dono de academia entram em acordo de paz, em JP

Na manhã desta sexta-feira (03), ocorreu um encontro entre o proprietário de uma academia, envolvido…

3 de maio de 2024

Veneziano participa, com Efraim e Bruno, de coletiva sobre conquista do financiamento de US$ 52 milhões para Campina Grande: “esforço coletivo”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou nesta sexta-feira (03)…

3 de maio de 2024

Certidão do TSE aponta inelegibilidade da ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral para as eleições 2024; VEJA

Uma certidão disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (3) revelou que Sara Cabral…

3 de maio de 2024

PRF da Paraíba prende foragido da Justiça por estupro de vulnerável

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou, por meio de fiscalizações realizadas na última…

3 de maio de 2024

Jurídico da ALPB considera “frágil” ação contra a posse da Mesa Diretora: “Tanto que o próprio PSDB pediu desistência”

Nesta sexta-feira (03), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se pronunciou sobre a ação movida…

3 de maio de 2024

Cícero fala sobre operação da PF em órgãos municipais e pede rigor: “Que os responsáveis sejam responsabilizados”

Na manhã desta sexta-feira (05), o prefeito Cícero Lucena (PP) se pronunciou sobre a operação…

3 de maio de 2024