Categorias: Paraíba

PMJP mantém o combate preventivo à dengue no Centro

PUBLICIDADE

O trabalho de combate e controle dos focos de dengue na Capital é constante por parte da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Como parte dessa atividade permanente, agentes da Gerência de Vigilância Ambiental (GVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) inspecionaram nesta segunda-feira (9) lojas no Centro, para prevenir a doença e outros possíveis vetores, como a leptospirose. A grande quantidade de ovos capturados nas armadilhas da área motivou a ação. Donos de lojas foram orientados a limpar os quintais e os agentes colocaram inseticida e utilizaram o fumacê.

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Djanira Lucena, as armadilhas colocadas na cidade acusaram que a região do Centro estava com um alto índice de infestação. “A cada três quarteirões nós colocamos uma armadilha. Às vezes, encontramos apenas um ovo, às vezes não encontramos nada. Nesta área da cidade encontramos mais de 900 ovos. Esses ovos se tornam larvas em sete dias, que viram mosquitos e depois têm 35 dias para infectar as pessoas”, explicou.

Durante a visita desta segunda-feira foi verificado que este alto índice de infestação é devido à grande quantidade de entulho colocado nos quintais das lojas que ficam na Rua da República. “Quase todas as lojas dessa rua têm quintais mal cuidados e esse entulho, além formar um ambiente propício para a proliferação da dengue, também se torna propício para outros vetores, como a leptospirose e dificulta o trabalho dos agentes”, disse.

Djanira esclareceu que com o estado de abandono em que os quintais se encontram, não é possível fazer um trabalho totalmente eficiente. “Colocamos o inseticida, fazemos uso do fumacê, mas com a acumulação de objetos e de mato é impossível fazer um trabalho completo. Por isso, convidamos a Semam para que pudesse mediar uma forma de deixar esses ambientes limpos”, comentou.

A fiscal da Semam, Mariele Chaves, informou que os donos de lojas com quintais cheios de entulho e lixo, facilitando a proliferação de doenças, foram orientados verbalmente a limpar esses locais. “Em uma semana voltaremos aqui e, caso os quintais continuem no mesmo estado, iremos notificá-los e aplicar um auto de infração, que poderá variar de R$ 100 a R$ 5 mil”, advertiu.

Números – Em 2009, apenas sete casos de dengue foram confirmados na Capital, sendo quatro em laboratório e três clinicamente. Apenas um caso de leptospirose foi notificado, mas não houve a confirmação.

 

SECOM

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024