Categorias: Paraíba

Servidores de Patos paralisam atividades em protesto

PUBLICIDADE

Em assembléia realizada na tarde-noite da última segunda-feira (18), os servidores municipais de Patos decidiram paralisar suas atividades contra o Decreto 001/2009, do Prefeito Nabor Wanderley da Nóbrega Filho (PMDB), que instituiu a carga horária de 8 horas, sob pena de ser colocadas faltas nos servidores que não a cumprirem.

A partir das 8 horas da manhã, os servidores se concentrarão na sede do SINFEMP, localizada na Rua Paulo Mendes, 16 Centro e em seguida sairão em caminhadas pelas principais ruas da cidade, onde tentarão uma audiência com o prefeito.

Na sexta-feira, às 17:00 horas, será realizada nova assembléia na Associação Comercial de Patos, onde será discutida a paralisação por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, como também o sindicato vai pedir o apoio dos professores, pois os mesmos estão sendo convocados para trabalharem no turno oposto, com aulas de reforço, sem aumentar os seus salários.

O Decreto publicado no dia 2 de janeiro de 2009, vinha sendo contestado pelo sindicato da categoria, pois infringia o Estatuto do Servidor, como também a Lei Orgânica do Município, quando afirma que em caso de tempo integral, ou seja, 8 horas, teria que garantir uma gratificação máxima de 100% sobre o salário base da categoria o que não aconteceu.

Além desse questionamento o sindicato alega que nada foi discutido com a categoria para a publicação desse decreto e depois foi constituída uma comissão composta por representantes da Secretaria de Educação, Sindicato e Câmara de Vereadores, que fizeram um levantamento, mas tudo foi ignorado pelo prefeito que sequer recebeu o sindicato para discutir o assunto.

O Presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, lamentou essa postura do Prefeito Nabor Wanderley para com a categoria e enfatizou que o atual gestor mudou completamente o seu comportamento para com os servidores municipais depois da reeleição. “Nabor construiu a sua campanha baseada nos movimentos sociais, associações, sindicatos e hoje assume uma postura totalmente inversa, pois sequer recebe o sindicato para discutir um problema desses, que prejudica os servidores municipais.” Enfatizou.

Gonçalves lembrou que diversas merendeiras e auxiliares de serviços, estão com problemas de saúde, muitas prestes a se aposentarem, moram distantes dos locais de trabalho e que não tem as míninas condições de trabalharem dois horários. Ele falou ainda que nunca os servidores municipais de Patos rtrabalharam 8 horas. “Lembro-me muito bem dos governos de Rivaldo Medeiros, Geralda Medeiros, Ivânio Ramalho, Dinaldo Wanderley e até os primeiros 4 anos de Nabor, nenhum servidor trabalhava 8 horas e porque essa imposição nesse momento”? Disse.

O Sindicato vai defender a mobilização, procurar apoios junto a Câmara Municipal, como também recorrer à justiça para anular o decreto, dentre outras iniciativas.
Foi denunciado ainda o tratamento dispensado pela Secretária de Educação Márcia Mota, onde exigiu que os supervisores, inspetores, diretores, colocassem faltas nos servidores que não estão cumprindo às 8 horas. “Nunca se viu tanta perseguição aos servidores, nunca se presenciou tanta perseguição, como a que está ocorrendo no momento”. Afirmou Gonçalves.

“Estamos buscando o diálogo, mas o Prefeito Nabor tem se negado a nos atender.”
 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024