Categorias: Paraíba

Secretário diz que Estado atua no combate a violência

PUBLICIDADE

 Diante dos dados do Monitor da Violência, divulgados, o secretário de Segurança da Paraíba, Cláudio Lima, afirmou que a situação é preocupante, mas que a Paraíba é um dos estados que está no caminho certo. De acordo com o levantamento, a Paraíba registrou 32 mortes violentas entre 21 e 27 de agosto.

“Estamos ilhados porque os estados vizinhos, proporcionalmente, têm mais que o dobro dos homicídios que nós temos, principalmente os limítrofes. Enquanto a Paraíba teve pouco mais de 30 homicídios neste período, teve estado que teve 105. Teve estado com população menor que a nossa que teve 70. Isso demonstra um quadro preocupante, mas a Paraíba se destaca – não porque esteja um mar de rosas – mas porque vem fazendo um trabalho que vem dando certo e vem também demonstrando preocupação com os crimes contra a vida”, declarou o secretário.

Os números integram um levantamento nacional que é o ponto de partida de uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O projeto tem um nome: Monitor da Violência. Com uma série de iniciativas que envolvem reportagem e análise de dados, o projeto vai fazer o acompanhamento desses e de outros casos de violência no país.

De acordo com Cláudio Lima, o levantamento aponta na mesma direção dos dados da Secretaria de Segurança. “Quem mais morre são os jovens de até 29 anos, o pardo, o negro. Os instrumentos utilizados, na sua maioria, ainda são a arma de fogo, o revólver .38. Mas é uma constatação, não existe um estudo científico sobre isso”, esclareceu o auxiliar do governo estadual.

O Governo da Paraíba combate as mortes violentas por meio de um modelo de gestão “diferenciado”, conforme explicou Cláudio Lima. “Eu acho que o grande diferencial é ter realizado mudanças e, principalmente, ter investido não só em materiais, mas em pessoas, num modelo de gestão que premia, estabelece metas e possa, também, buscar resultados”, informou.

Dados do Monitor da Violência
Paraíba registrou 32 mortes violentas entre 21 e 27 de agosto. São 31 casos de homicídios e um caso em que a polícia não concluiu à época do registro do crime se havia sido latrocínio. Somente em um dos casos registrados, um comerciante reagiu a um assalto e matou três assaltantes.

Além desse caso, na semana monitorada, o homicídio do padre Pedro Gomes Bezerra, de 49 anos, na cidade de Borborema teve destaque. O corpo do religioso foi encontrado enrolado num lençol, com muito sangue espalhado pela casa paroquial, onde a vítima vivia.

Conforme os dados registrados pelo na semana analisada, o perfil comum das vítimas de morte violenta na Paraíba é do sexo masculino, pardo, com idade entre 30 e 59 anos. Ainda de acordo com os dados, a maior parte das mortes foram registradas no turno da tarde (entre 12h e 17h59) e na região do Agreste da Paraíba, com 14 mortes. A Região Metropolitana de João Pessoa, por sua vez, se destacou com 11 mortes registradas no período.

Foram 29 vítimas do sexo masculino e três vítimas do sexo feminino. Todas as vítimas foram identificadas pelo Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) como de etnia parda. A faixa etária com maior número de vítimas foi entre 30 e 59 anos, com 14 mortes. As vítimas consideradas jovens, com idade entre 18 e 29 anos, aparecem em seguida com 13 mortes. Um adolescente e quatro idosos ainda constam entre as vítimas na Paraíba da semana analisada.

Redação com G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PT de Campina considera ‘esdrúxula’ uma eventual aproximação da oposição com Romero Rodrigues

Em entrevista ontem (06), à imprensa campinense o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em…

7 de maio de 2024

Ex-presidiário é morto a tiros no centro da cidade de Cruz do Espírito Santo

Mais um crime ocorreu na Cruz do Espírito Santo, desta vez na noite de ontem…

7 de maio de 2024

Bruno acompanha início das obras de recapeamento da Av. Brasília conquistadas por Veneziano

O prefeito Bruno Cunha Lima esteve acompanhando, na noite desta segunda-feira, 6, o início do…

7 de maio de 2024

João nega conversas com deputado Romero para aliança em CG e reforça que nome da oposição deve sair próximo mês

Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais em Campina Grande, o governador João…

6 de maio de 2024

Cobrança de estacionamento no Unipê põe em risco participação de atletas em projeto social da Prefeitura de JP

A cobrança de estacionamento no campus do Unipê em João Pessoa, que entrou em vigor…

6 de maio de 2024

Em sessão especial, Assembleia Legislativa da Paraíba discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta segunda-feira (06), para…

6 de maio de 2024