Categorias: Paraíba

Secretário de Saúde Waldson visita Patos

PUBLICIDADE

Waldson visita Patos para reorganizar administração do Regional

O secretário estadual de Saúde da Paraíba, Waldson Dias de Souza, manteve reunião hoje (quinta-feira 14) em Patos com a diretora interina do Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro, Sílvia Ximenes. Nesse encontro foi discutida ampla pauta, como a reorganização de toda a parte administrativa do Regional, providências técnicas, rearranjos de escalas e para colocar em prática todas as intervenções necessárias, a partir da mudança da direção, para que o Hospital possa produzir o que possa oferecer atendimento condizente com a necessidade da população.

Sobre a situação dos médicos que entregaram seus plantões, há uma bandeira da categoria que pede equiparação dos valores pagos aos colegas de Campina Grande e João Pessoa, foi taxativo ao afirmar que não há negociação, e que não recebeu nenhuma demanda nesse sentido. Explicou que os médicos que entregaram os plantões estão fora das escalas do Estado e essas escalas estão sendo cumpridas por médicos substitutos. “Não há movimento reivindicatório. E se caso houver reivindicação de salário não há como conceder e nem o Estado está abrindo essa discussão”, disse o secretário.

Em relação ao CRM – Conselho Regional de Medicina, que disse que os médicos de Patos estavam em movimento paredista, chegando inclusive a criticar e dizer que os colegas do Rio não tinham agiam contra a ética, inclusive licença para atuar na Paraíba, Waldson disse que é lei, um direito de qualquer médico de outro estado ter seu registro deferido pelo CRM e que virão médicos de onde for para cobrir escala, como foi feito em João Pessoa e Campina Grande.

“O que não vamos permitir é que a população fique desassistida. Estamos trazendo um debate muito mais qualificado, com uma cobertura de plantão com maior qualidade e não o descumprimento de carga horária, desse que se paga ao médico e ele fica em casa ou em outra atividade. Essa possibilidade não vai haver aqui em Patos. Já disse outras vezes e repito: Vamos fazer valer o cumprimento do que temos aqui de papel, de garantir o atendimento no Hospital e não cederemos, enquanto governo, à pressão de qualquer motivo”, enfatizou Waldson.

Em relação à escolha do novo diretor do Janduhy Carneiro e do gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, funções no momento sem titularidade, explicou ser uma definição que cabe ao governador Ricardo Coutinho, que se encontra no exterior, e quando este retornar, na próxima semana, fará esses encaminhamentos. Enquanto isso a ex-diretora da Maternidade, Sílvia Ximenes, continuará respondendo pelo Hospital Regional.

Sobre a nova gestão da Maternidade, através da empresa Fibra, enfatizou que há um trabalho qualificado de formação das equipes, fechamento das escalas médicas para o funcionamento da UTI Materna, esta já em funcionamento e ainda este mês deve ser concluída toda a capacitação da equipe neonatal para que a Maternidade possa vir a funcionar com todos seus serviços. “Certamente a Peregrino Filho será a maior referência estadual nessa área. Estamos implantando vários protocolos, novas estruturas incorporadas ao seu funcionamento. A gente vai ter resultados muito significativos e o ganho de todo esse trabalho é enorme para a região”, comentou.

Waldson informou que o projeto de implantação da Unidade de Oncologia (Unacon), agora sob responsabilidade da Suplan, está com seu processo de licitação aberto. Teoricamente, segundo o secretário, é uma obra de construção rápida, mas já há um processo de discussão junto ao INCA e ao Ministério da Saúde para formação e treinamento técnico que do pessoal que atuará na Unidade de Oncologia.

 

Ascom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024