Categorias: Paraíba

Saúde promove ação de prevenção da sífilis na Rua da Areia

PUBLICIDADE

Neste sábado (19) será o Dia Nacional de Combate à Sífilis. Durante todo mês, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Municipal de João Pessoa, está promovendo várias ações de prevenção na capital. Uma delas foi realizada nesta sexta-feira (18), na Rua da Areia, no centro da cidade. Prostitutas tiveram a oportunidade de fazer teste rápido da sífilis, além de fluido oral de HIV; tomar vacinas contra tétano e hepatite B e receberam preservativos junto com informações sobre a doença.

Juciene Araújo, de 38 anos, passou por todos os serviços. “Esta ação é maravilhosa. Como a gente trabalha até tarde da noite, é muito difícil ir à Unidade de Saúde da Família durante o dia, fazer tudo isso que tem aqui. Dessa forma, a saúde vem até a gente”, disse, elogiando a ação.

O evento também chamou a atenção dos homens. O pedreiro Manoel Bonfim foi o primeiro a chegar e, mesmo tendo feito os dois testes e tomado as duas vacinas, ficou curioso para saber o que é sífilis.  A orientação foi dada pela chefe do Núcleo de IST/Aids, da SES, Joanna Ramalho: “Sífilis é uma infecção geralmente transmitida pelo contato sexual, que começa como uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. O tratamento é feito com auxílio médico e resolve-se em dias ou semanas. Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem. A única forma de prevenção é o uso de preservativos”, disse.

Para a assistente social, Roberta Cabral, da Sessão Municipal de IST/Aids, da Secretaria de Saúde Municipal, atender as prostitutas no local onde trabalham teve um grande diferencial. “A gente sai da zona de conforto e sente a realidade dentro do território da população assistida. Sem contar que estas mulheres são extremamente vulneráveis e necessitam de uma atenção especial à saúde”, pontuou.

A ação aconteceu na rua, recebendo as prostitutas que chegavam, mas a equipe também entrou em oito estabelecimentos noturnos da Rua da Areia, entregando preservativos e esclarecendo informações sobre a doença.

De acordo com dados da SES, no ano de 2019, foram registrados até agora 610 casos da doença em gestantes e 266 casos de sífilis congênita (transmitida ao feto pela placenta).

Programação alusiva ao Dia D de Sífilis
Dia 21 – Seminário do selo Unicef e atualização do manejo clínico para médicos e enfermeiros da Maternidade Frei Damião
Dia 30 – Atualização do manejo clínico para médicos e enfermeiros da Maternidade Cândida Vargas

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Concurso para professor da UFPB tem inscrições abertas a partir de hoje

As inscrições no concurso para professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciam hoje (20).…

20 de maio de 2024

Jackson Macêdo nega que tenha cargos na PMJP: “Sou presidente profissionalizado”

Após entrevista no qual o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Jackson…

20 de maio de 2024

Chuva causa alagamentos em vários bairros da cidade de Patos

As fortes precipitações registradas na cidade de Patos, na Paraíba, ontem (19), ocasionaram alagamentos em…

20 de maio de 2024

Eleições de 2024 já começam a provocar os primeiros rachas familiares; veja o caso da cidade de Conceição no Vale do Piancó

Com a proximidade do período eleitoral deste ano, os atritos e rompimentos entre aliados vêm…

20 de maio de 2024

Tradição, modernidade e turismo: negócios que sobrevivem e se reinventam na Feira Central de CG

Tradição, empreendedorismo, memória, resistência e ponto turístico. Ao redor da Feira Central de Campina Grande,…

19 de maio de 2024

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024