Categorias: Paraíba

Ruy acusa dirigente do PSB de manipular dados sobre segurança

PUBLICIDADE

O deputado federal Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB, voltou a responsabilizar o atual governo estadual pela violência na Paraíba e lamentou o que considerou má-fé do presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, que manipulou dados sobre a incidência de homicídios na Paraíba para tentar denegrir a gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima.

O parlamentar se refere a uma notícia distribuída pelo PSB na qual o presidente estadual da legenda diz que houve um crescimento de 100% no número de homicídios na gestão do PSDB. “É uma informação inverídica. No último ano da gestão Cássio, em 2008, a taxa de homicídios na Paraíba foi de 27,44, com 1.027 mortes. Os números a que se refere o presidente do PSB são de 2009, da gestão seguinte. Essa manipulação mostra bem a falta de zelo pela verdade dessa gente que faz ao atual governo”, protestou Ruy Carneiro.

Para o deputado tucano, apesar de eticamente condenável, a manipulação de Rosas serve para revelar a verdade dos números da violência na Paraíba. “Se querem comparar, vamos aos verdadeiros números. A média da taxa de homicídios nos seis anos da gestão do senador Cássio Cunha Lima foi de 21,83 mortes por grupo de cada 100 mil habitantes. Nos três anos da gestão Ricardo Coutinho, a média chega a 40,13 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. Os 100% a que referem o presidente do PSB devem ser pregados no governo deles”, contestou.

Matança

Com dados da própria Secretaria de Segurança Pública da Paraíba em mãos, Ruy lamentou a ocorrência de 1.633 homicídios em 2011 na Paraíba, primeiro ano do governo Ricardo Coutinho; 1.476 mortes em 2012, e 1.475, em 2013. “Tem se matado mais na Paraíba do que em qualquer guerra. Essa matança precisa estancar urgentemente. Em vez de manipular números, Edvaldo Rosas deveria ajudar o governo do qual faz parte a fazer alguma coisa concreta para garantir a segurança social”, ressaltou.

Crimes contra o patrimônio

O deputado Ruy Carneiro destacou que, no atual governo, a violência se alastrou para outros setores, além da grande quantidade de homicídios. De acordo os relatórios da segurança, em João Pessoa foi registrado um crescimento de 76% nos casos de roubos a pessoas e 119% de roubos de moto entre janeiro e abril. Já em Campina Grande, houve um crescimento de 133% nos índices de roubos em transporte coletivo, 33% de roubos a residências, 6% nos roubos de moto e 13% nos casos de roubos a pessoas.

Delegacias fechadas

O deputado Ruy Carneiro voltou a afirmar que o fechamento de delegacias à noite e nos fins de semana ou é fruto da falta de governo ou um ato insano.



Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero autoriza obras para reconstrução da Praça Lauro Leão Santa Rosa e anuncia 20 novas academias e espaços pet na Capital

A Prefeitura de João Pessoa segue com seu programa de praças e equipamentos públicos –…

3 de maio de 2024

PRF da Paraíba prende foragido da Justiça por estupro de vulnerável

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou, por meio de fiscalizações realizadas na última…

3 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

3 de maio de 2024

Operação desmantela grupo que “tocava o terror” em Cabedelo e expulsava moradores de casa

Em mais uma ação ostensiva contra o crime organizado, a Polícia Civil da Paraíba, através…

3 de maio de 2024

Cícero fala sobre operação da PF em órgãos municipais e pede rigor: “Que os responsáveis sejam responsabilizados”

Na manhã desta sexta-feira (05), o prefeito Cícero Lucena (PP) se pronunciou sobre a operação…

3 de maio de 2024

Na Paraíba, ministro da Educação celebra investimentos no futuro da juventude com Programa Pé-de-Meia

O lançamento oficial do programa Pé-de-Meia em João Pessoa, nesta sexta-feira (3), foi motivo de…

3 de maio de 2024