A Paraíba o tempo todo  |

Ruy acusa dirigente do PSB de manipular dados sobre segurança

O deputado federal Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB, voltou a responsabilizar o atual governo estadual pela violência na Paraíba e lamentou o que considerou má-fé do presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, que manipulou dados sobre a incidência de homicídios na Paraíba para tentar denegrir a gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima.

O parlamentar se refere a uma notícia distribuída pelo PSB na qual o presidente estadual da legenda diz que houve um crescimento de 100% no número de homicídios na gestão do PSDB. “É uma informação inverídica. No último ano da gestão Cássio, em 2008, a taxa de homicídios na Paraíba foi de 27,44, com 1.027 mortes. Os números a que se refere o presidente do PSB são de 2009, da gestão seguinte. Essa manipulação mostra bem a falta de zelo pela verdade dessa gente que faz ao atual governo”, protestou Ruy Carneiro.

Para o deputado tucano, apesar de eticamente condenável, a manipulação de Rosas serve para revelar a verdade dos números da violência na Paraíba. “Se querem comparar, vamos aos verdadeiros números. A média da taxa de homicídios nos seis anos da gestão do senador Cássio Cunha Lima foi de 21,83 mortes por grupo de cada 100 mil habitantes. Nos três anos da gestão Ricardo Coutinho, a média chega a 40,13 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. Os 100% a que referem o presidente do PSB devem ser pregados no governo deles”, contestou.

Matança

Com dados da própria Secretaria de Segurança Pública da Paraíba em mãos, Ruy lamentou a ocorrência de 1.633 homicídios em 2011 na Paraíba, primeiro ano do governo Ricardo Coutinho; 1.476 mortes em 2012, e 1.475, em 2013. “Tem se matado mais na Paraíba do que em qualquer guerra. Essa matança precisa estancar urgentemente. Em vez de manipular números, Edvaldo Rosas deveria ajudar o governo do qual faz parte a fazer alguma coisa concreta para garantir a segurança social”, ressaltou.

Crimes contra o patrimônio

O deputado Ruy Carneiro destacou que, no atual governo, a violência se alastrou para outros setores, além da grande quantidade de homicídios. De acordo os relatórios da segurança, em João Pessoa foi registrado um crescimento de 76% nos casos de roubos a pessoas e 119% de roubos de moto entre janeiro e abril. Já em Campina Grande, houve um crescimento de 133% nos índices de roubos em transporte coletivo, 33% de roubos a residências, 6% nos roubos de moto e 13% nos casos de roubos a pessoas.

Delegacias fechadas

O deputado Ruy Carneiro voltou a afirmar que o fechamento de delegacias à noite e nos fins de semana ou é fruto da falta de governo ou um ato insano.



Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe