Categorias: Paraíba

Ricardo profere palestra sobre desigualdade social no Brasil 

PUBLICIDADE

O governador Ricardo Coutinho, acompanhado do governador eleito João Azevêdo, proferiu palestra de abertura da Jornada Internacional Desigualdad Social y Políticas Públicas en Brasil e España, realizada no Centro de Estudos da Universidade de Salamanca, nessa quarta-feira (28). Com o tema Las políticas de ciudadania en Brasil, o governador paraibano fez uma leitura dos índices nacionais tendo como base o relatório da organização não governamental Oxfam Brasil, divulgado no início desta semana, destacando como a partir de 2016 houve uma regressão no processo de combate à pobreza no Brasil. E aproveitou para comentar algumas das ações realizadas pelo Governo do Estado para combater a pobreza.

 

Entre os pontos que comentou do relatório da Oxfam Brasil, Ricardo Coutinho destacou que hoje o Brasil é 9º país mais desigual do mundo, com a estagnação da redução da desigualdade da renda após 15 anos. E comentou que entre 2016 e 2017 o número de pobres cresceu 11% no Brasil, com cerca de 15 milhões de pessoas em situação de pobreza. “A crueldade é muito evidente. Em um ano crescer os mais ricos e cair os mais pobres!”, observou o governador paraibano, ressaltando, principalmente, a queda da renda média das mulheres e dos negros, bem como a regressão do volume de gastos ao mesmo patamar de 2001. E afirmou: “O crescimento do acúmulo de riquezas se confronta com a democracia”. 

 

Ainda na palestra, o governador Ricardo Coutinho condenou a PEC dos Gastos e criticou o processo de finalização e restrições a programas como o Bolsa Família, que, segundo ele, ajudaram não somente aos pobres, mas fizeram girar a economia no Brasil. “O Bolsa Família permitiu o consumo das famílias mais pobres fortalecendo a economia”, pontuou.

 

Ricardo aproveitou para discorrer sobre a quebra do modelo político e administrativo na Paraíba e comentar sobre algumas ações e projetos realizados pelo Governo do Estado para combater a pobreza e promover a inclusão dessas pessoas. “A Paraíba avançou mais que o Brasil nestes tempos de crise, especialmente”, reforçou o governador, citando alguns projetos na área da Educação, como o Gira Mundo, o Empreender Paraíba, a agricultura familiar, Rede de Cardiologia Pediátrica, Orçamento Democrático.

 

 

Redação com Secom-PB

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Responsabilidade social cristã no Pacto de Lausanne

Faz quase cinquenta anos que aconteceu o Congresso Internacional de Evangelização Mundial. Em julho de…

30 de abril de 2024

Dinho comenta possibilidade de disputar novamente a presidência da CMJP; medida é possível por decisão do STF

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), fez declarações ontem (29),…

30 de abril de 2024

Serviços essenciais funcionam normalmente em JP neste feriado de 1º de maio

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de secretarias e órgãos municipais, garante a manutenção…

30 de abril de 2024

João Pessoa terá alteração na circulação de ônibus neste feriado do Dia do Trabalho

Neste feriado do Dia do Trabalho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em conjunto…

30 de abril de 2024

Colisão entre caminhões na BR-230 deixa motorista preso às ferragens em Santa Rita

Um grave acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (30) na BR-230, próximo a Santa Rita,…

30 de abril de 2024

Paraíba vai ganhar dezoito novas Unidades Básicas de Saúde; CONFIRA

Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira (24) um investimento de R$ 1,1 bilhão para…

30 de abril de 2024