Categorias: Paraíba

Reitor da UEPB Rangel Junior é eleito vice-presidente da ABRUEM

PUBLICIDADE

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), nesta sexta-feira (24), durante a realização do 62º Fórum Nacional de Reitores, em Florianópolis (SC). Como presidente foi eleito o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer. A nova gestão da Associação será empossada para o biênio 2018/2020 em plenária extraordinária a ser realizada em Brasília (DF), no mês de agosto.

Para o reitor Rangel Junior, sua eleição com o professor Haroldo para gerir a Abruem é resultado de um trabalho de participação ativa nos últimos cinco anos, onde esteve presente em todos os fóruns, buscando fortalecer o intercâmbio entre as instituições de ensino superior, defendendo a autonomia das universidades estaduais e municipais e princípios fundamentais de financiamento destas instituições nos estados. “Foi uma relação de confiança construída entre os diversos reitores das IES estaduais e municipais. Por esse conjunto de razões, surgiu a proposta de indicação do meu nome com o professor Haroldo, em chapa única, que foi prontamente acatada por todos”, frisou.

Rangel salientou que existe uma relação de muita confiança e um bom entendimento que permitirão manter o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual presidência, representando as IES junto ao Congresso Nacional, aos governos estaduais e fazendo a defesa do sistema das universidades. “Somos uma rede importante na educação superior pública do país, temos participação significativa no processo de formação de profissionais do Brasil, com quase 40% das vagas públicas. Esse segmento precisa ser olhado com o devido respeito e importância que tem”, destacou o reitor.

“O Ministério da Educação (MEC), quando da abertura de editais do CNPq e da Capes, precisa olhar de forma igualitária para as universidades estaduais e municipais em comparação com as federais. Portanto, devemos também ter acesso mais igualitário a esses instrumentos de fomento da Educação. Precisamos ter definição de recursos ordinários para contribuir com o financiamento do custeio, principalmente em termos de manutenção e assistência estudantil. Vamos buscar também o retorno do pagamento referente ao PNAEST, que até hoje o governo federal não cumpriu. São conjuntos de questões com as quais nos comprometemos e acreditamos que podemos melhorar e fortalecer a relação entre as IES, com intercâmbios e cooperação em prol de uma melhor contribuição ao conjunto da sociedade brasileira”, comentou Rangel.

Haroldo Reimer, reitor da UEG, destacou que é um grande desafio e uma honra assumir a presidência da Abruem. Segundo ele, as universidades públicas passam por um momento de grande desafio, uma vez que muitas se encontram em dificuldades orçamentárias e financeiras. “Diante deste cenário, vários segmentos discutem se as universidades estaduais e municipais devem permanecer gratuitas. Reafirmamos a importância da gratuidade das universidades no ensino público, conforme está estabelecido na Constituição Federal e também nos estados”, ressaltou.

Rangel e Haroldo, em Carta Programa, assumiram, entre outros pontos, o compromisso de continuar a fomentar formas e mecanismos de cooperação entre as IES associadas de modo a fortalecer o intercâmbio de experiências nas universidades reunidas na Abruem e a integração entre suas comunidades; além de continuar a política de promoção da visibilidade da Abruem e fortalecimento de sua marca junto a distintos públicos por meio de sua comunicação entre os pares e ao público externo.

Também integram os compromissos dos gestores eleitos fomentar a solidariedade entre as IES associadas quando da instalação de crises e/ou sua agudização, seja por intermédio de posicionamentos públicos ou mesmo pela presença física de representação, a depender das necessidades e das condições materiais; bem como fortalecer a Abruem enquanto rede de instituições e pessoas; e fomentar a convivialidade e fraternidade entre gestores e gestoras e demais membros participantes das IES associadas nos encontros, reuniões e fóruns da Abruem.

Ao todo, 45 IES são associadas à Abruem. O objetivo principal da Associação é aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, almejando a harmonia entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. O 62º Fórum Nacional de Reitores está sendo realizado desde a última quarta-feira (23), em Florianópolis (SC), e se encerra nesse sábado (26), debatendo o tema “Gestão universitária em tempos de crise: dilemas e oportunidades”. No evento, o reitor Rangel Junior também participou como palestrante, nos relatos de experiências de IES, apresentando dados de inovação e formação em nível de pós-graduação na Universidade Estadual da Paraíba.

 

UEPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024