A Paraíba o tempo todo  |

Reitor da UEPB Rangel Junior é eleito vice-presidente da ABRUEM

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), nesta sexta-feira (24), durante a realização do 62º Fórum Nacional de Reitores, em Florianópolis (SC). Como presidente foi eleito o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer. A nova gestão da Associação será empossada para o biênio 2018/2020 em plenária extraordinária a ser realizada em Brasília (DF), no mês de agosto.

Para o reitor Rangel Junior, sua eleição com o professor Haroldo para gerir a Abruem é resultado de um trabalho de participação ativa nos últimos cinco anos, onde esteve presente em todos os fóruns, buscando fortalecer o intercâmbio entre as instituições de ensino superior, defendendo a autonomia das universidades estaduais e municipais e princípios fundamentais de financiamento destas instituições nos estados. “Foi uma relação de confiança construída entre os diversos reitores das IES estaduais e municipais. Por esse conjunto de razões, surgiu a proposta de indicação do meu nome com o professor Haroldo, em chapa única, que foi prontamente acatada por todos”, frisou.

Rangel salientou que existe uma relação de muita confiança e um bom entendimento que permitirão manter o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual presidência, representando as IES junto ao Congresso Nacional, aos governos estaduais e fazendo a defesa do sistema das universidades. “Somos uma rede importante na educação superior pública do país, temos participação significativa no processo de formação de profissionais do Brasil, com quase 40% das vagas públicas. Esse segmento precisa ser olhado com o devido respeito e importância que tem”, destacou o reitor.

“O Ministério da Educação (MEC), quando da abertura de editais do CNPq e da Capes, precisa olhar de forma igualitária para as universidades estaduais e municipais em comparação com as federais. Portanto, devemos também ter acesso mais igualitário a esses instrumentos de fomento da Educação. Precisamos ter definição de recursos ordinários para contribuir com o financiamento do custeio, principalmente em termos de manutenção e assistência estudantil. Vamos buscar também o retorno do pagamento referente ao PNAEST, que até hoje o governo federal não cumpriu. São conjuntos de questões com as quais nos comprometemos e acreditamos que podemos melhorar e fortalecer a relação entre as IES, com intercâmbios e cooperação em prol de uma melhor contribuição ao conjunto da sociedade brasileira”, comentou Rangel.

Haroldo Reimer, reitor da UEG, destacou que é um grande desafio e uma honra assumir a presidência da Abruem. Segundo ele, as universidades públicas passam por um momento de grande desafio, uma vez que muitas se encontram em dificuldades orçamentárias e financeiras. “Diante deste cenário, vários segmentos discutem se as universidades estaduais e municipais devem permanecer gratuitas. Reafirmamos a importância da gratuidade das universidades no ensino público, conforme está estabelecido na Constituição Federal e também nos estados”, ressaltou.

Rangel e Haroldo, em Carta Programa, assumiram, entre outros pontos, o compromisso de continuar a fomentar formas e mecanismos de cooperação entre as IES associadas de modo a fortalecer o intercâmbio de experiências nas universidades reunidas na Abruem e a integração entre suas comunidades; além de continuar a política de promoção da visibilidade da Abruem e fortalecimento de sua marca junto a distintos públicos por meio de sua comunicação entre os pares e ao público externo.

Também integram os compromissos dos gestores eleitos fomentar a solidariedade entre as IES associadas quando da instalação de crises e/ou sua agudização, seja por intermédio de posicionamentos públicos ou mesmo pela presença física de representação, a depender das necessidades e das condições materiais; bem como fortalecer a Abruem enquanto rede de instituições e pessoas; e fomentar a convivialidade e fraternidade entre gestores e gestoras e demais membros participantes das IES associadas nos encontros, reuniões e fóruns da Abruem.

Ao todo, 45 IES são associadas à Abruem. O objetivo principal da Associação é aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, almejando a harmonia entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. O 62º Fórum Nacional de Reitores está sendo realizado desde a última quarta-feira (23), em Florianópolis (SC), e se encerra nesse sábado (26), debatendo o tema “Gestão universitária em tempos de crise: dilemas e oportunidades”. No evento, o reitor Rangel Junior também participou como palestrante, nos relatos de experiências de IES, apresentando dados de inovação e formação em nível de pós-graduação na Universidade Estadual da Paraíba.

 

UEPB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe