Categorias: Paraíba

Quaresma: Dom Dulcênio enfatiza práticas de caridade para o cristão

PUBLICIDADE

Ao abrir a Campanha da Fraternidade na Diocese de Campina Grande e o início da Quaresma, o bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, ressaltou a importância do tempo litúrgico para os cristãos na preparação para a Páscoa. Dom Dulcênio enfatizou que a Quaresma é um tempo de jejum, penitência e oração proposto pela Igreja a fim da santificação dos fiéis em preparação à Páscoa de Nosso Senhor.

A Missa que foi presidida pelo bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos e concelebrada pelo vigário-geral da Diocese, padre Luciano Guedes, o bispo observou que com as frontes marcadas com cinzas, o povo católico reflete neste dia a condição de sua finitude, como nos ensina a fórmula litúrgica: “Lembra-te de que és pó…”.

Nesse sentido o bispo ensinou aos fiéis que o tempo da Quaresma é um momento para interiorizar-se e buscar redescobrir o significado do batismo, esforçando-se no seguimento a Cristo a partir das práticas quaresmais do jejum e da abstinência.

Dessa forma, o bispo conduziu sua homilia explicando os significados da abstinência e do jejum. A primeira prática, explicou o bispo, consiste em virtude moral que inclina uma pessoa ao uso moderado de comida ou bebida, ditada pela razão correta ou pela fé, para seu próprio bem-estar moral e espiritual.

Ao instruir acerca do jejum, Dom Dulcênio disse ser uma obra de penitência especialmente recomendada pela Sagrada Escritura: “É uma prática que impõe limites ao tipo ou quantidade de comida ou bebida. Para hoje, assim como para a Sexta-Feira Santa, “a lei do jejum permite apenas uma refeição completa por dia”.

Após ter conceituados essas duas práticas quaresmais, o bispo desejou ao seu povo uma santa e rica vivência nesta Quaresma.

“Pelas penitências da abstinência de carne e do jejum, permitimo-nos que Deus corrija os nossos vícios, eleve nossos sentimentos, fortifique nosso espírito fraterno e nos garanta uma eterna recompensa”, clamou.

Ele observou ainda que “com o que nos despojamos, em renúncia, pelo jejum e pela abstinência, somos convidados ao socorro dos irmãos, vivendo a fraternidade sustentada pela caridade com a esmola”.

“Que as práticas quaresmais nos auxiliem no despojamento nosso para sermos mais fortes diante das tentações. Enfim, mais de Cristo. Amém”, finalizou.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024