Categorias: Paraíba

Promotoria vai averiguar acessibilidade

PUBLICIDADE

Professores, intérpretes de língua brasileira de sinais (libras), representantes do Conselho Escolar, pais e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônia Rangel de Farias, localizada no bairro da Torre, participaram, na manhã desta segunda-feira (28), de uma reunião promovida pela Promotoria de Justiça da Educação para discutir a acessibilidade dos alunos surdos.

Na ocasião, a promotora de Justiça Vasti Cléa Marinho Costa Lopes também fez um inspeção na unidade escolar para averiguar a existência de intérprete na sala de aula onde estão matriculados os alunos com deficiência auditiva e a qualidade e regularidade do serviço oferecido a esses discentes.

De acordo com Vasti Cléa, a escola possui seis intérpretes para atender 29 alunos surdos matriculados em sete turmas do 3° ao 9° ano do ensino fundamental. Dos seis intérpretes, cinco trabalham pela manhã e são responsáveis por cinco turmas. À tarde, sete alunos surdos do 3° e 4° anos contam apenas com um profissional da língua de sinais. “As visitas têm o objetivo de fazer um diagnóstico sobre a situação do aluno surdo nas escolas. Os problemas, as sugestões e a cobrança por soluções serão feitas em outras etapas através de um termo de ajustamento de conduta que será firmado com a Secretaria de Educação do Estado. Essa primeira reunião foi muito participativa e positiva. A direção teve a preocupação de mobilizar a comunidade e espero que isso aconteça nas demais escolas. Senti a necessidade que os professores, os intérpretes e os alunos surdos têm de falar, de expressar as necessidades e expectativas”, avaliou a promotora.

Também participaram da inspeção à escola e da reunião com a comunidade escolar Waldira da Silva Nóbrega, da 1ª Gerência Regional de Ensino da Secretaria de Educação da Paraíba; a diretora do Sistema Universal Verbotonal da Audição Guberina (Suvag/UFPB), Benedita Dutra e representantes da Funad.

Obstáculos para a inclusão

Dentre os problemas apontados pelos alunos surdos como obstáculos para a promoção da educação inclusiva estão o número insuficiente de intérpretes na escola; o atraso no pagamento dos salários desses profissionais – o que os faz faltar com frequência ao trabalho, deixando os alunos surdos desassistidos – e a falta de apoio pedagógico especializado aos professores e maior capacitação dos intérpretes, já que muitos não têm o curso prolibras, oferecido pelo Ministério da Educação para facilitar a transmissão de conteúdos.

Para a promotora de Justiça Vasti Cléa Lopes, falta às escolas “um despertar” para a importância da inclusão. “É preciso uma consciência e um preparo maior do professor para favorecer a inclusão do aluno surdo. Ouvimos reclamações sobre a falta de interação e de entendimento entre o intérprete e o professor, inclusive na hora de avaliar o aluno surdo. O professor passa o conteúdo para o aluno ouvinte, na velocidade desse aluno e esquece que tem um aluno surdo e um intérprete na sala de aula. Falta também por parte da Funad, maior apoio pedagógico aos professores. Falta planejamento pedagógico voltado para o aluno surdo e, principalmente, a regularização da situação funcional do intérprete que deve ter seus salários pagos continuamente para que não haja descontinuidade do trabalho”, defendeu.
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024