Categorias: Paraíba

Programa Recicla CG terá atuação intensa no Conjunto Aluízio Campos

PUBLICIDADE

O Complexo Residencial Aluízio Campos contará com a atuação intensiva do Programa Recicla Campina, gerenciado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). Lançado este ano pelo prefeito Romero Rodrigues, o programa já realiza uma grande mobilização na cidade na área de educação ambiental. O governo municipal promove a conscientização sobre a importância e a participação da comunidade quanto à reciclagem de resíduos sólidos e rejeitos.

De acordo com a coordenadora do projeto, engenheira Rafaela Oliveira, o Aluízio Campos contará com uma coleta seletiva e diferenciada. Garantiu que nos dias de segunda, quarta e sexta-feira haverá a coleta de resíduos comuns. Já nas terças, quintas-feiras e sábados haverá a coleta de resíduos recicláveis.

Conforme destacou, em toda a extensão do complexo foram instalados reservatórios apropriados para este tipo de serviço. Garantiu, também, que estas ações serão iniciadas assim que o conjunto for inaugurado oficialmente no dia 11 de outubro. “De fato, após a entrega oficial e à medida em que os moradores forem se instalando no novo conjunto, teremos a execução do Recicla Campina naquela área”, acrescentou.

Rafaela Oliveira também destacou que todo este trabalho contará com o apoio de várias cooperativas da cidade, a exemplo da Cotramare, Catamais, Cata Campina e Associação Arensa. Além disso, a comunidade poderá acompanhar esta ação ligando para o fone 3310-6125, solicitando a presença da equipe da Sesuma, ou por meio do Instagran @recicla campina, onde se tiram dúvidas e se mobiliza a população através de uma rede social.

Em sua visão, a coleta seletiva proporcionar benefícios à população, a exemplo de redução da poluição, melhoria da qualidade de vida, economia de energia, geração de empregos, limpeza urbana e redução da exploração de recursos naturais. Podem ser reciclados materiais como metal, papel, vidro e plástico. Também acontece a inclusão social dos catadores de produtos recicláveis.

Por sua vez, o secretário da Sesuma, Geraldo Nobre, informou que o programa Recicla Campina foi iniciado com muito sucesso pelo bairro do Catolé e já tem uma avaliação bastante positiva, pois começou dentro das escolas municipais, com a intensa participação de estudantes e de educadores.

“Já recebemos solicitações de outros 20 bairros distintos que já foram inseridos em nossas rotas alternativas de coleta. Além disso, é preciso ressaltar que o local correto para se começar este tipo de programa é a escola, pois assim preparamos os estudantes para lidar com responsabilidade a questão dos resíduos, diminuindo impactos ambientais e consolidando uma cultura de sustentabilidade ao projeto. O programa deverá se consagrar como referência no Brasil, pois são poucas as cidades que já iniciaram a coleta seletiva”, afirmou.

A ideia do programa também é o envolvimento paulatino dos 32 mil estudantes da rede municipal de ensino, matriculados nas escolas e creches. Estão previstas oficinas envolvendo os estudantes e a instalação de pontos de entrega voluntária de resíduos.

A participação e interação com o programa, contudo, não se limita apenas aos estudantes, mas prevê ainda o chamamento para os outros integrantes da rede escolar – professores, funcionários e pais – como também da comunidade próxima às unidades. Por isso, também já existem parcerias firmadas com entes públicos, entre eles condomínios e colégios de Campina Grande.

Redação com Codecom/CG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF mantém competência da Justiça Eleitoral na Operação Calvário; Fachin e Mendonça foram contrários

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento de dois recursos interpostos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de CG

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024