Categorias: Paraíba

Procon-PB faz descarte correto de computadores e ajuda a quem precisa

PUBLICIDADE

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB) firmou parceria com o Unipê com a finalidade de realizar o descarte correto de computadores e ainda beneficiar pessoas e entidades que precisam do equipamento. Desse modo, os aparelhos que estavam sem funcionamento e em desuso na antiga sede do órgão estão sendo entregues à instituição e passarão pelo projeto de recuperação Apoio à Inclusão Digital e depois serão doados a escolas e associações.

“Uma das vertentes que utilizamos no órgão é a sustentabilidade. Então essa parceria com o Unipê é exitosa em possibilitar que os equipamentos de informática que estavam em situação de descarte pelo Procon pudessem ser reaproveitados por equipe técnica de professores do Unipê e assim reaproveitados e destinados a escolas e associações”, afirma Késsia Liliana, superintendente do Procon-PB.

Leandro Alves, professor coordenador do projeto Apoio à Inclusão Digital, ressalta que esse “é um trabalho muito bonito sustentado sob três aspectos: social, ambiental e educacional, e parcerias como essa, é uma oportunidade de poder reaproveitar esses equipamentos para pessoas que realmente precisam e o que não funcionar a gente dá um direcionamento correto. É uma relação de ganha-ganha para a sociedade e para o meio ambiente. ”

Descarte correto – Por se tratar de lixo eletrônico, deve-se ter total atenção na forma correta no momento de se desfazer desse tipo de produto, pois as consequências do descarte incorreto de eletrônicos vão além dos impactos ambientais. Os eletrônicos quando descartados de maneira incorreta podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e no ar. A contaminação do organismo com os metais pesados, por exemplo, traz diversas consequências para a saúde, como problemas respiratórios e danos ao sistema nervoso podem surgir a partir da contaminação do organismo com mercúrio, chumbo e cádmio presentes nos eletrônicos.

O Brasil tem a Política Nacional de Resíduos Sólidos desde 2010 e, de acordo com esse documento, entre os princípios que devem ser adotados estão: o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Portanto, o Procon-PB alerta ao consumidor para que faça o descarte de forma adequada e consciente.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João nega conversas com deputado Romero para aliança em CG e reforça que nome da oposição deve sair próximo mês

Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais em Campina Grande, o governador João…

6 de maio de 2024

Em sessão especial, Assembleia Legislativa da Paraíba discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta segunda-feira (06), para…

6 de maio de 2024

EXCLUSIVO: Cobrança de estacionamento no Unipê põe em risco participação de atletas em projeto social da Prefeitura de JP

A cobrança de estacionamento no campus do Unipê em João Pessoa, que entrou em vigor…

6 de maio de 2024

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024