Categorias: Paraíba

Posse do corregedor-geral e do Conselho Superior do MPPB será no próximo dia 13

PUBLICIDADE

 Presidida pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) realiza no próximo dia 13 de janeiro a solenidade de posse na Corregedoria Geral e no Conselho Superior da instituição. O evento está marcado para as 10h, no auditório do edifício-sede do MPPB, localizado à Rua Rodrigues de Aquino, s/n, no Centro de João Pessoa.

 

Serão empossados os procuradores de Justiça Luciano de Almeida Maracajá (na Corregedoria Geral), reeleito para o cargo no dia 21 de novembro do ano passado; e José Roseno Neto, José Marcos Navarro Serrano, Kátia Rejane Medeiros Lira Lucena, Francisco Sagres Macedo Vieira e Herbert Douglas Targino (no Conselho Superior do MPPB), eleitos no dia 14 de dezembro de 2016.

 

A eleição para os novos conselheiros foi a primeira totalmente online na história do Ministério Público paraibano, por meio de um sistema disponibilizado na extranet, onde os membros da instituição (procuradores e promotores de Justiça) puderam votar para a escolha dos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba (CSMP), relativo ao biênio 2017/2018.

 

Dos 217 membros aptos a votar em até cinco dos oito candidatos ao pleito, 183 votaram. E de um total de 1.085 votos computáveis, foram registrados 773 votos. Houve apenas um voto em branco e outro nulo. O procurador mais votado foi José Roseno, que recebeu 145 votos, o equivalente a 18,76% dos votos válidos e a 79,23% dos 183 membros votantes. O segundo mais votado foi o procurador Marcos Navarro, com 116 votos (15,01% do total de votos válidos; e 63,38% dos eleitores).

 

A procuradora Kátia Lucena ficou em terceiro lugar, com 107 votos (13,84% do total de votos computados; e 58,46% dos votantes). Já com 12,94% dos votos válidos e 54,64% dos membros que votaram, o procurador Francisco Sagres recebeu 100 votos e ficou na quarta colocação. O procurador Herbert Douglas Targino ficou na sétima colocação, registrando 60 votos (7,76% dos votos válidos; e 32,78% dos votantes), mas ficou automaticamente eleito para o Conselho Superior, levando-se em conta o Artigo 21 da Lei Orgânica do Ministério Público, que determina que todo membro recém-chegado à segunda instância da instituição já passa a integrar esse colegiado na eleição subsequente.

 

A primeira e segunda suplências ficaram, respectivamente, com a procuradora Marilene Carvalho e com o procurador Valberto Lira. Ambos obtiveram 97 votos. Pelo primeiro critério de desempate, Marilene ficou na primeira suplência por estar há mais tempo na segunda instância. A terceira suplência ficou com o procurador de Justiça José Raimundo, que obteve 51 votos.

 

Já o procurador de Justiça Luciano de Almeida Maracajá foi reeleito para o cargo de corregedor-geral do MPPB, para o biênio 2017/2018, por aclamação pelos integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça (PGJ) da instituição, em sessão ordinária realizada na sede do MPPB, em João Pessoa.

 

No dia 4 de dezembro de 2014, onze meses após ser promovido e tomar posse como procurador de Justiça do MPPB, Luciano de Almeida Maracajá havia sido eleito corregedor-geral da instituição para o biênio 2015/2016. Sua eleição foi por unanimidade e por aclamação pelo Colégio de Procuradores de Justiça. Era a primeira vez na história do Ministério Público paraibano que um corregedor-geral era eleito para uma primeira gestão sem que houvesse disputa no voto.

 

PB Agora com Ascom MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TCE da prazo de 120 dias para prefeito concluir creche no Brejo

Reunido em sessão ordinária híbrida, nesta quarta-feira (30), o Pleno do Tribunal de Contas do…

1 de maio de 2024

Novos radares passam a multar a partir de hoje em João Pessoa; saiba onde

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

1 de maio de 2024

É LEI: na Paraíba, bares e restaurantes com cardápios digitais terão que oferecer internet grátis a clientes

O governador da Paraíba João Azevêdo sancionou a Lei 13.203/2024, de autoria do deputado João…

1 de maio de 2024

Veneziano celebra união do MDB, Republicanos e União Brasil em Piancó

Evento lançou pré-candidaturas da prefeita, do vice e de vereadores O vice-presidente do Senado Federal,…

1 de maio de 2024

Preso homem apontado como autor de quatro homicídios no mesmo dia em Aroeiras, na PB; crime aconteceu em 2023

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, nessa terça-feira, 30 de abril, o homem investigado e…

1 de maio de 2024

Cícero decreta situação de emergência em JP após superlotação de unidades de saúde por casos de Síndrome Gripal

Na tarde desta terça-feira (30), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, decretou estado de…

1 de maio de 2024