Categorias: Paraíba

Especialista explica recentes terremotos na PB e lembra que movimentos ocorrem há anos

PUBLICIDADE

Centenas de tremores de terra foram registrados no Brasil nos últimos meses. A informação pode parecer estranha, levando-se em consideração o fato de que pouco se falou sobre todos esses fenômenos. Mas é fato que eles ocorrem com mais frequência do que se imagina. O país está no interior da placa tectônica sul-americana e, assim como outras nações em condições geográficas semelhantes, está sujeito a terremotos. Há, inclusive, relatos históricos sobre ocorrências de séculos atrás. Como explica o sismólogo Eduardo Meneses, do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis).

Segundo o especialista, tem até música dizendo que no Brasil não tem terremoto. Mas isso de acordo com ele é uma percepção que a gente tem e que não condiz com a realidade. É um fenômeno que já é observado e conhecido desde o tempo do império. De novembro a abril na Paraíba foram notadas oito novas movimentações nas terras paraibanas, todas elas com magnitude inferior a 2.

Na última segunda-feira (5) a notícia de dois destes tremores na Paraíba chamou a atenção do estado e despertou a curiosidade da população, que acusa não ter sentido a ocorrência do evento. De acordo com Eduardo, não há motivos para que a população paraibana se preocupe, pois, a magnitude dos tremores que acontecem no estado são baixas, imperceptíveis e não representam perigos à população. De janeiro a março deste ano, a terra dos municípios de Sousa, Pedras do Fogo e Cajá também tremeu. Nestas cidades a magnitude foi de 1,5 e 1,8 grau, respectivamente. Os eventos do início do mês também seguem esta característica e têm baixa magnitude. O primeiro dos tremores, registrado às 13h59, teve magnitude 1,5 e foi seguido de outro, às 14h07, com baixa de 0,1 na intensidade.

O sismólogo Eduardo Meneses diz que “os maiores tremores que temos conhecimento ocorreram em Pacajus, no Ceará, em 1980 com magnitude 5.3, e em João Câmara no Rio Grande do Norte, sendo em 1986 5.1 e 5.0. Para essas magnitudes os efeitos são bem observados, onde as estruturas das casas e prédios apresentam bastantes rachaduras, trincas e até deslocamento de objetos e telhas. Aqui no Nordeste, tremores menores são frequentes, mas em sua maioria não provocam danos, apenas sustos nas pessoas”, comentou.

Veja o balanço diário dos tremores no Nordeste no link:

http://www.labsis.ufrn.br/boletins

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024