A Paraíba o tempo todo  |

Especialista explica recentes terremotos na PB e lembra que movimentos ocorrem há anos

Centenas de tremores de terra foram registrados no Brasil nos últimos meses. A informação pode parecer estranha, levando-se em consideração o fato de que pouco se falou sobre todos esses fenômenos. Mas é fato que eles ocorrem com mais frequência do que se imagina. O país está no interior da placa tectônica sul-americana e, assim como outras nações em condições geográficas semelhantes, está sujeito a terremotos. Há, inclusive, relatos históricos sobre ocorrências de séculos atrás. Como explica o sismólogo Eduardo Meneses, do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis).

Segundo o especialista, tem até música dizendo que no Brasil não tem terremoto. Mas isso de acordo com ele é uma percepção que a gente tem e que não condiz com a realidade. É um fenômeno que já é observado e conhecido desde o tempo do império. De novembro a abril na Paraíba foram notadas oito novas movimentações nas terras paraibanas, todas elas com magnitude inferior a 2.

Na última segunda-feira (5) a notícia de dois destes tremores na Paraíba chamou a atenção do estado e despertou a curiosidade da população, que acusa não ter sentido a ocorrência do evento. De acordo com Eduardo, não há motivos para que a população paraibana se preocupe, pois, a magnitude dos tremores que acontecem no estado são baixas, imperceptíveis e não representam perigos à população. De janeiro a março deste ano, a terra dos municípios de Sousa, Pedras do Fogo e Cajá também tremeu. Nestas cidades a magnitude foi de 1,5 e 1,8 grau, respectivamente. Os eventos do início do mês também seguem esta característica e têm baixa magnitude. O primeiro dos tremores, registrado às 13h59, teve magnitude 1,5 e foi seguido de outro, às 14h07, com baixa de 0,1 na intensidade.

O sismólogo Eduardo Meneses diz que “os maiores tremores que temos conhecimento ocorreram em Pacajus, no Ceará, em 1980 com magnitude 5.3, e em João Câmara no Rio Grande do Norte, sendo em 1986 5.1 e 5.0. Para essas magnitudes os efeitos são bem observados, onde as estruturas das casas e prédios apresentam bastantes rachaduras, trincas e até deslocamento de objetos e telhas. Aqui no Nordeste, tremores menores são frequentes, mas em sua maioria não provocam danos, apenas sustos nas pessoas”, comentou.

Veja o balanço diário dos tremores no Nordeste no link:

http://www.labsis.ufrn.br/boletins

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe