Categorias: Paraíba

População cobra solução da PMJP para atendimento no CRAS de Mangabeira

PUBLICIDADE

Longas filas de pacientes que se estendem até a calçada, sem proteção do sol e da chuva. Essa é a atual situação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Mangabeira, que está funcionando provisoriamente em uma casa na Rua Comerciante Alfredo Rocha da Silva, 1118. O problema foi objeto de denúncia e vídeo publicado na imprensa, mas até o momento, nada mudou.

 

A dona de casa Eliane do Nascimento Silva, que procurou o local para renovar o cadastro do Bolsa Família, contou que chegou com a filha de poucos meses de idade antes mesmo de o local abrir e elas ficaram na chuva.

 

O problema, segundo ela, é que apenas 50 fichas são disponibilizadas por dia e quem não chega cedo não consegue ser atendido. “No Centro era melhor”, afirmou. O secretário adjunto de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Vitor Cavalcante, explicou que a unidade do Centro foi fechada, mas um novo Cras deve ser aberto em Mangabeira, no prédio onde funcionava a subprefeitura.

 

A inauguração só não aconteceu ainda, porque o local não tem internet. Vitor Cavalcante afirmou que a solicitação para a instalação de internet no prédio já foi feita há mais de um mês, mas demorou a acontecer porque o Cras precisa de um link dedicado, diferente de uma internet residencial por exemplo. Ele contou que instalação foi iniciada na última quinta-feira e o prédio deve começar a funcionar no início de agosto.

 

O secretário adjunto explicou ainda que uma grande quantidade de beneficiários do Bolsa Família não fez o recadastramento no Programa dentro do prazo adequado, o que acarretou cancelamentos. “Quando o pessoal tenta sacar o dinheiro e não consegue corre para os Cras para recadastrar. Isso gerou uma demanda bem maior do que a esperada”, disse.

 

Ele ressaltou ainda, que embora haja uma sobrecarga no Cras de Mangabeira, todos os 11 Cras da cidade estão aptos a realizar cadastramentos e recadastramentos. O principal serviço oferecido pelos Centros é a emissão do Número de Identificação Social (NIS), necessário para o ingresso em programas sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e também para garantir gratuidade na inscrição de concursos públicos e vestibulares.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tio Paulo: Sobrinha que levou homem morto a banco é investigada por homicídio

A mulher que levou um idoso morto a uma agência bancária em busca de um…

1 de maio de 2024

Novos radares passam a multar a partir de hoje em João Pessoa; saiba onde

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

1 de maio de 2024

JP, Bayeux, Santa Rita e mais 13 municípios paraibanos estão sob alerta de chuva intensa e ventos fortes

Na tarde desta quarta-feira (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de perigo…

1 de maio de 2024

Pré-candidata à prefeitura de Cajazeiras entra na mira por suspeita de acumulação ilegal de cargos

A Câmara de Vereadores de Cajazeiras, situada no Sertão do estado, planeja apresentar representações ao…

1 de maio de 2024

Prefeitura de Santa Rita lança nesta quinta-feira o São João 2024: festa promete unir tradição, cultura e alegria

O clima junino já toma conta da cidade de Santa Rita, na Paraíba. Nesta quinta-feira…

1 de maio de 2024

Gasolina pode ser encontrada a R$ 5,59 em João Pessoa; saiba onde

Pesquisa de preços de combustíveis da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de…

1 de maio de 2024