A Paraíba o tempo todo  |

População cobra solução da PMJP para atendimento no CRAS de Mangabeira

Longas filas de pacientes que se estendem até a calçada, sem proteção do sol e da chuva. Essa é a atual situação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Mangabeira, que está funcionando provisoriamente em uma casa na Rua Comerciante Alfredo Rocha da Silva, 1118. O problema foi objeto de denúncia e vídeo publicado na imprensa, mas até o momento, nada mudou.

 

A dona de casa Eliane do Nascimento Silva, que procurou o local para renovar o cadastro do Bolsa Família, contou que chegou com a filha de poucos meses de idade antes mesmo de o local abrir e elas ficaram na chuva.

 

O problema, segundo ela, é que apenas 50 fichas são disponibilizadas por dia e quem não chega cedo não consegue ser atendido. “No Centro era melhor”, afirmou. O secretário adjunto de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Vitor Cavalcante, explicou que a unidade do Centro foi fechada, mas um novo Cras deve ser aberto em Mangabeira, no prédio onde funcionava a subprefeitura.

 

A inauguração só não aconteceu ainda, porque o local não tem internet. Vitor Cavalcante afirmou que a solicitação para a instalação de internet no prédio já foi feita há mais de um mês, mas demorou a acontecer porque o Cras precisa de um link dedicado, diferente de uma internet residencial por exemplo. Ele contou que instalação foi iniciada na última quinta-feira e o prédio deve começar a funcionar no início de agosto.

 

O secretário adjunto explicou ainda que uma grande quantidade de beneficiários do Bolsa Família não fez o recadastramento no Programa dentro do prazo adequado, o que acarretou cancelamentos. “Quando o pessoal tenta sacar o dinheiro e não consegue corre para os Cras para recadastrar. Isso gerou uma demanda bem maior do que a esperada”, disse.

 

Ele ressaltou ainda, que embora haja uma sobrecarga no Cras de Mangabeira, todos os 11 Cras da cidade estão aptos a realizar cadastramentos e recadastramentos. O principal serviço oferecido pelos Centros é a emissão do Número de Identificação Social (NIS), necessário para o ingresso em programas sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e também para garantir gratuidade na inscrição de concursos públicos e vestibulares.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe