Categorias: Paraíba

PM é acionada e remove acampamento que estaria irregular

PUBLICIDADE

A Polícia Militar está no acampamento ‘15 de Novembro’, em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (15). O objetivo é retirar as 300 famílias que estariam em situação irregular no local. Segundo a assessoria da PM, a ação ocorre a partir de um mandado judicial, mas os detalhes ainda são apurados.

 

Conforme o deputado estadual Frei Anastácio, a PM estaria utilizando tratores para destruir barracos e plantações e já teria detido cinco pessoas. Ele diz ainda que “são cerca de mil hectares de terras que pertencem a Arquidiocese da Paraíba e foram griladas pela usina São João. É justamente essa terra que as 300 famílias estão reivindicando. Mesmo assim, a usina entrou com ação de despejo e conseguiu destruir o acampamento”.

 

Por meio da assessoria de comunicação, a Arquidiocese da Paraíba diz que possui terrenos no distrito de Livramento, em Santa Rita, mas não pode afirmar se a área que sofreu intervenção da Polícia Militar para retirada das famílias está sob responsabilidade da instituição. Informa ainda que o setor de Patrimônio vai entrar em contato com a prefeitura de Santa Rita para se certificar dos limites topográficos do distrito e verificar junto com as escrituras se essa área do assentamento faz parte ou não da sociedade da Arquidiocese.

 

Segundo o parlamentar, o acampamento foi formado no dia da Proclamação da República, em 2013. As famílias já estavam com plantação de mil pés de banana, 200 pés de coco, de macaxeira, entre outras culturas.

 

Conforme Anastácio, os acampados são do distrito de Livramento, onde moram cerca de três mil famílias que receberam terreno para construir casas doadas pela igreja, na gestão de Dom José Maria Pires, quando era arcebispo da Paraíba.

Redação com Correio

 
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Maioria dos deputados paraibanos votam para manter veto a PL que puniria fake news na eleição

O Congresso Nacional decidiu nesta terça-feira (28) manter o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)…

28 de maio de 2024

Corpus Christi não é feriado nacional; saiba quais capitais param

Celebrado tradicionalmente no país, a data de Corpus Christi não é um feriado nacional. O…

28 de maio de 2024

João Azevêdo comemora 1º lugar da Paraíba como estado com o maior crescimento do PIB no país em 2024

O governador da Paraíba, João Azevêdo, usou seu perfil uma rede social para comemorar o…

28 de maio de 2024

Posse de Raissa Lacerda na CMJP deve ser contestada pelo Avante; ciente da situação, Renato Martins já se refiliou à sigla

A posse de Raissa Lacerda na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pode enfrentar desafios…

28 de maio de 2024

Operação Carcará apreende arsenal na Paraíba

Uma investigação que durou mais de um ano resultou na desarticulação de um grupo criminoso…

28 de maio de 2024

PMJP decreta ponto facultativo na próxima quinta (30) e sexta (31)

A Prefeitura de João Pessoa não terá expediente interno nas repartições públicas municipais nos próximos…

28 de maio de 2024