Categorias: Paraíba

Pizzarias são interditadas em fiscalização coordenada pelo MP-Procon, em JP

PUBLICIDADE

Duas das três pizzarias alvos de uma fiscalização coordenada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) foram interditadas, na noite desta quarta-feira (10), na zona leste de João Pessoa, por irregularidades sanitárias. Uma delas também apresentava problemas trabalhistas e junto à Receita Estadual.
    Participaram da inspeção representantes do MPPB, do Ministério Público do Trabalho (MPT), profissionais da Vigilância Sanitária do Município de João Pessoa, da Secretaria da Receita Estadual (SER-PB), do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar. 
    O objetivo do trabalho, segundo o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor e diretor do MP-Procon, Francisco Glauberto Bezerra, foi garantir a segurança alimentar da população. “Hoje, demos continuidade ao Programa de Prevenção a Acidentes de Consumo, que faz parte do planejamento estratégico do MP-Procon, autorizado pelo procurador-geral de Justiça. Tivemos o apoio do MPT, através de contato feito com o procurador-geral do Trabalho. A ideia é proteger o consumidor de todas as formas e também o trabalhador. A parceria com o MPT e com o Fisco se completam e continuam. Esse é um trabalho permanente”, disse.

Interdições
    Foram interditadas as pizzarias “Guimarães” – unidade Bessa e “Super Hero”, localizada no bairro Jardim Oceania. Na primeira, a equipe de fiscalização se deparou com irregularidades de ordem trabalhista, já que havia funcionários trabalhando sem carteira assinada e sem equipamentos de segurança e uniforme, por exemplo. 
    Também foram constatadas irregularidades pela Receita Estadual, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, dentre elas, a ausência de inscrição junto à SER-PB, o fato de não emitir nota fiscal, não possuir maquinetas regularizadas e ter contabilidade paralela. A secretaria interditou o local e deu prazo de cinco dias para que o responsável regularize a situação.
    A pizzaria também foi autuada e interditada pela Vigilância Sanitária, que identificou diversas irregularidades estruturais (como infiltrações no teto e paredes, ausência de revestimento nas bancadas, de vedação nos ralos e de lavatório para mãos, oxidação em geladeiras e freezeres) e más práticas (como a ausência de local adequado para acondicionar os alimentos e de área para refrigeração adequada dos produtos, equipamentos mal higienizados e funcionários sem uniformes, por exemplo). Também foram encontrados alimentos fracionados (queijo, presunto) sem informação do fabricante, fracionamento e sem prazo de validade
    O Corpo de Bombeiros, por sua vez, verificou que o certificado emitido pelo próprio órgão está cassado, devido à modificação no layout da disposição dos preventivos contra incêndio. Também foram encontrados extintores vazios, fiação exposta próximo de materiais de combustível e botijões de gás de cozinha armazenados em locais inadequados.
    A pizzaria “Super Hero” também foi interditada pela Vigilância Sanitária devido às péssimas condições de higiene e à ausência de certificado emitido pelo órgão. No local foram encontrados insetos (no caso, baratas) e problemas como ausência de revestimento na área de manipulação de alimentos.
     O terceiro estabelecimento inspecionado foi a pizzaria “Pimenta Nativa”, localizada no bairro Jardim Oceania. Lá não foram encontradas irregularidades.

PB Agora com informações de MPPB

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses de março para abril

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa registrou redução no…

7 de maio de 2024

Indecisão de Romero Rodrigues cria desconforto e prejudica estratégia política em Campina Grande, avalia sargento Neto

O deputado Sargento Neto, do PL, fez uma cobrança pública ao colega parlamentar, deputado federal…

7 de maio de 2024

Camila critica ação da executiva nacional sobre eleição na ALPB: “Devia ter nos consultado”

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) expressou sua surpresa e descontentamento nesta terça-feira (7) ao…

7 de maio de 2024

Lula diz que Brasil pode precisar importar arroz e feijão por conta de enchentes no RS

Ao comentar os efeitos dos temporais registrados no Rio Grande do Sul no agronegócio brasileiro,…

7 de maio de 2024

Procon investiga cobrança de taxa de estacionamento no Unipê e aponta irregularidades

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) passou por uma fiscalização do Procon após implementar…

7 de maio de 2024

Couto anuncia nova reunião do GTE do PT para tentar definir rumos da sigla em João Pessoa

Mais um capítulo na novela que tem se transformado a decisão do PT da Paraíba…

7 de maio de 2024