Foto: Divulgação/PRF

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) tem procurado reunir os órgãos responsáveis pelo trânsito na Paraíba com o intuito de implementar ações que possam reduzir o alarmante número de acidentes com motocicletas.

O número de acidentados apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), assim como o índice de acidentes tendo motociclistas como as principais vítimas chamou a atenção do MPPB. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais de 50% do número de mortes nas rodovias são de acidentes com motos.

Leia também:
Parte I – Perigo em duas rodas: Saúde do Estado alerta para gravidade de lesões ocasionadas por acidentes com moto

Já a SES, com base nos registros dos principais hospitais de traumas, 76% dos atendimentos de vítimas do trânsito são a motociclistas. Nos seis primeiros meses de 2019, segundo a secretaria, foram 3.949 vítimas.

Leia também:
Parte II – Perigo em duas rodas: número de acidentes com motocicletas preocupa e Semob-JP alerta condutores

O PB Agora, durante audiência pública realizada no dia 30 de setembro, conversou com o procurador de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Valberto Lira. Ele assegurou que, no combate ao elevado número de acidentes com moto, o órgão tem elaborado um projeto para garantir que as normas das leis de trânsito sejam cumpridas pelos municípios e defendeu uma maior fiscalização. “Estamos criando, no âmbito da região metropolitana, um fórum envolvendo o Batalhão de Trânsito (BPTran), o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e a PRF, para que nós, efetivamente, realizemos uma ação de impacto. É inadmissível que tenhamos hoje quase 50% da nossa frota, seja de quatro ou duas rodas, transitando de forma  irregular, devido a problemas de renovação de licenças”, ressaltou.

Leia também:
Parte III – Perigo em duas rodas: DER busca conscientizar motociclistas

Para o procurador, um veículo que transita no município sem a estar regularizado impede que, no caso de um acidente, que a vítima possa ser indenizada. “Isso é uma preocupação do Ministério Público e nós esperamos que até o final desse mês de outubro já tenhamos mais de uma ação neste sentido”, argumentou.

Leia também:
Parte IV – Perigo em duas rodas: mais de 50% das mortes em acidentes envolvem motociclistas, diz PRF

 

PB Agora

Total
9
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Câmara Municipal de João Pessoa debate LOA 2020 nesta terça-feira (12)

A audiência pública que vai discutir a previsão orçamentária para o próximo ano acontece às 11h, no Plenário da Casa A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai debater a…

Ao lado de Ruy, ministro destaca importância de salvar barreira

Ao lado do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto ratificou o compromisso em salvar a barreira do Cabo Branco, em João Pessoa. O ministro…