Categorias: Paraíba

Patrão pode demitir funcionário que se recusar a tomar vacina contra a covid? Especialistas explicam

PUBLICIDADE

Em dezembro de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a vacinação contra a covid-19 é obrigatória e que sanções podem ser estabelecidas contra quem não se imunizar. De acordo com a decisão, essas sanções deverão ser implantadas pela União, estados e municípios.

Como não há uma regulamentação específica sobre o assunto, existe a possibilidade de que empresas possam inclusive demitir o funcionário, ou deixar de contratar um candidato a uma vaga, caso estes se recusem a tomar a vacina contra a covid-19

Manter o ambiente de trabalho seguro, inclusive contra riscos biológicos, é dever de qualquer empresa. Com esse argumento, após a decisão do STF, é possível que o empregador determine a vacinação de todos os empregados  com base na Constituição, que fixa como direito dos trabalhadores a “redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança”.


Para o advogado trabalhista Ricardo Sérvulo, o empregador não estará violando normas constitucionais caso exija que todos os seus contratados receba a vacina. Segundo Sérvulo, como a vacinação é um ato de prevenção à saúde, já que há risco de contaminação, o interesse pública está acima do privado. “Precisa ser visto com um olhar macro. Neste caso, o bem jurídico maior a ser protegido é a saúde coletiva, logo, esta deve ser objeto de salvaguarda da sociedade e de medidas e atos jurídicos compatíveis com tal”, explicou o jurista.

Ricardo ressalta ainda a possibilidade de demissão por justa causa nos casos de recusa, pois a não vacinação do funcionário ameaça a saúde dos demais trabalhadores. “A falta grave tem elo, correlação com o trabalho em questão, ou seja: está relacionada a segurança no trabalho a ser desenvolvido e correspondente incolumidade de outros trabalhadores e do conjunto social, ou seja, da própria coletividade”, argumentou.

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Eduardo Varandas, lembrou que a covid-19 é uma doença de elevado poder de contaminação e com taxa de letalidade, desta forma, com base em decisão do STF, os estados, municípios e a própria União poderão determinar a obrigatoriedade da vacina. Com isso, o empregador poderá cobrar do colaborador que ele tome a vacina. “O empregador não só pode exigir o certificado de vacinação no ato de contratação, como pode determinar que o empregado se vacine durante a relação de trabalho. Poderá deixar de ser contratado [caso seja candidato a vaga de emprego] ou poderá ser demitido por justa causa como ato de indisciplina ou insubordinação, desde que haja uma norma legal impondo que a vacinação seja obrigatória”.

O procurador esclareceu que o STF decidiu que “é possível que haja essa imposição do estado” e argumentou que, nesta caso, deve prevalecer o interesse público, a saúde pública, em detrimento da vontade individual de cada trabalhador”.

No entendimento do procurador Eduardo Varandas, seria incoerente que a vacina seja tornada obrigatória e que no ambiente de trabalho houvesse uma flexibilização. “Não tem lógica que algo seja obrigatório para toda a sociedade e, num ambiente de uma empresa, um individuo só esteja pondo em risco uma coletividade de trabalhadores”, afirmou.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024