Parque Arruda Câmara preserva resquícios da Mata Atlântica

PUBLICIDADE

Um resquício da Mata Atlântica no coração de João Pessoa. O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, se transformou em uma das principais áreas verdes da Capital paraibana. O local possui uma diversidade arbórea, e recebeu em fevereiro, o título de Posto Avançado da Reserva Biosfera da Mata Atlântica (PARBMA), concedido pela Unesco.

Com 26,8 hectares, o Parque tem um número considerável de exemplares da Mata Atlântica, a exemplo do Oiti (Licania tomentosa), Ipês (Tabebuia chrysotricha) – incluindo o Ipê Amarelo –, Sucupira (Bowdichia virgilioides), Jatobá (Hymenaea courbaril), Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa) entre outras árvores.

Com um número considerável de exemplares da Mata Atlântica, a Bica tem a Trilha da Mata, um dos espaços mais preservados do Parque. Dentre as espécies encontradas na área, as mais procuradas são as Palmeiras Imperiais e a Paineira Rosa ou Barriguda (Ceiba speciosa), que atinge até 30 metros (m) de altura e na maioria das vezes ultrapassa 1,20 m de diâmetro. “Muita gente vem ao Parque para fazer fotos na Barriguda, principalmente estudantes”, conta.

Segundo a bióloga Neide Martins, coordenadora de Botânica do Parque Arruda Câmara, a área também tem outras árvores raras tanto nativas quanto exótica como o Angico (adenanthera sp.), Pau-Ferro (casealpinia férrea), Pau-Brasil (Caesalpinia echinata), Jequitibás Branco (Carinana estrellensis) e o Baobá (Adansonia digitata), espécie exótica, originária do continente africano.

De acordo com a bióloga, algumas dessas árvores nativas estão em risco de extinção. “Infelizmente o Pau-Brasil ainda está em risco de extinção, apesar dos esforços dos órgãos públicos que vêm promovendo o reflorestamento da espécie. O caso do Jequitibá Branco é ainda mais grave, pois a madeira tem um grande valor comercial”, ressalta.

A coordenadora de Botânica do Parque Arruda Câmara destacou  que essa área verde localizada na região central da cidade é muito importante para todos os pessoenses. “Esse espaço contribui com a qualidade de vida da população através do contato com a natureza, ameniza as ilhas de calor diminuindo a temperatura em torno do Parque”, afirma.

Fauna e flora. Um dos locais de lazer mais populares de João Pessoa, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, , abriga, em seus 26,8 hectares, cerca de 400 animais de espécies nativas e exóticas, como macacos, leão, aves, serpentes, jabutis e jacarés, além da flora diversificada, com árvores seculares e plantas ornamentais.

Dentre os animais do Parque Arruda Câmara, os répteis se destacam pela variedade. Distribuídos entre os quelônios terrestres – jabutis tinga e piranga – e semiaquáticos, como as tartarugas Mordedora e Tigre d’áÁgua, que são exóticas, e muitas nativas, a exemplo do tracajá, cágado, muçuã, que totalizam oito espécies e mais de cem animais –, serpentes e crocodilianos.

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara já está marcado na mente de todo pessoense quando o assunto é natureza. O Parque fica na Avenida Gouvêia Nóbrega, s/n, Baixo Roger e funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 12h – a entrada é até as 11h – e das 13h às 17h, com entrada até as 16h. O valor do ingresso é R$ 2. Idosos acima de 65 anos e crianças até sete anos não pagam.

SL
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta segunda-feira

A CAIXA paga, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de Campina Grrande

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024