Categorias: Paraíba

Paraibano de Lagoa de Dentro que se tornou vencedor como executivo diz que Brasil superará crise

PUBLICIDADE

Muitos são os paraibanos que se destacam nacionalmente pelo conhecimento e preparo que conseguem transmitir, mas nem todos são conhecidos ou até mesmo reconhecidos. Com o objetivo de contar um pouco da história desses nomes que fizeram e fazem a diferença, sendo essências para a economia, cultura, arte, saúde, e tantos outros ramos, o portal PB Agora inicia uma série de entrevistas para fazer jus a esses PARAIBANOS DE DESTAQUE.

Um desses paraibanos bem sucedidos e de expressão no mercado é o executivo Carlos Antônio Vieira Fernandes.

Natural de Lagoa de Dentro, no Brejo paraibano, Carlos Antônio percorreu uma jornada extraordinária antes de se tornar um executivo de sucesso e respeitado no mercado.

Em entrevista exclusiva ao PB Agora, Carlos Antônio Vieira falou de sua história, a carreira, a ascensão profissional. Com 42 anos no mercado, ele também apontou algumas dicas que podem ajudar o Brasil a superar crise e alavancar a economia nacional.

Para ele, o Brasil hoje está bem mais preparado para vencer a crise.

Trajetória de sucesso

A trajetória de Carlos começou a ser traçada no longínquo ano de 1969, quando ele deixou a cidade de Lagoa de Dentro rumo a João Pessoa sem ter noção que a história estava lhe reservando “voos” altos, e um futuro promissor. Seu pai era um produtor rural e a sua mãe funcionária dos Correios e Telégrafos.

Muita coisa mudou desde o dia em que ele saiu de sua terra para perseguir o sonho e se tornar um dos mais respeitados executivos do País. Em pouco mais de 40 anos, o país passou por profundas transformações políticas, sociais e econômicas. O advento da era moderna, a revolução tecnológica, e as transformações estruturais, encurtaram distância. A automação tomou conta das grandes fábricas e anteciparam o futuro.

O mundo definitivamente é outro. Em 1968 ele fazia um percurso de 120 quilômetros entre Lagoa de Dentro até João Pessoa em 10 horas, devido a péssima qualidade das estradas. Hoje, com o Estado revestido de uma boa malha rodoviária, esse mesmo trajeto é feito em apenas 1h20 minutos.

A mudança definitiva da cidade natal, no entanto, foi provocada pela reestruturação dos Correios. Como a unidade de Lagoa de Dentro foi fechada, seus pais tiveram que se transferir para a Capital. Alicerçado em uma base sólida, do ponto de vista dos princípios transmitidos por seus país, os chamados ensinamentos de “raiz”, Carlos começou a escrever os primeiros capítulos de sua história. O primeiro passo foi buscar conhecimento e investir nos estudos.

“O primeiro grande aprendizado que eu tive, foi que para uma pessoa que tinhas as características que eu tive de formação de família, não havia outro caminho, a não ser o dedicado ao conhecimento. E fazer do conhecimento o processo de alavancagem seja qual fosse a vida profissional que eu adotasse”

A busca pelo conhecimento como virtude

Ávido por conhecimentos, Carlos estudou inicialmente no Colégio Pole Valente Presidente Médici que era referência em João Pessoa. Por sua dedicação nas aulas, rigor e disciplina, ele ganhou uma bolsa para se tornar menor aprendiz no Banco do Brasil. A célula do sucesso estava nascendo. A semente foi então plantada nessa escola. Carlos ficou no BB de 1976 a 1979 e, posteriormente, estudou no Liceu Paraibano e depois em um colégio CPU que era vocacionado a preparar os alunos para o vestibular, até ingressar na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1981, onde cursou Economia e Ciências Contábeis. A chegada na universidade abriu um mundo de conhecimento e ele percebeu que havia um grande horizonte a ser desbravado.

A primeira grande conquista do paraibano foi a aprovação no concurso público da Caixa Econômica Federal, onde foi chamado logo, e se tornou funcionário de carreira da instituição. A ascensão dentro da Caixa foi meteórica. Em pouco tempo, ele se tornou gerente e foi trabalhar no interior desempenhando o cargo nas cidades de Areia, Alagoa Grande, Sapé, Bananeiras, o que o obrigou a abandonar alguns dos cursos superior. Ele ainda trabalhou em Bayeux e João Pessoa e se tornou superintende regional da CEF na Paraíba.

Paralelo ao trabalho, e ainda na perseguição aos sonhos, ele ainda cursou Estudos Sociais na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarabira (Fafig), hoje Centro de Humanidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A graduação concluída foi a porta para ele enveredar no mundo da pós-graduação, e mergulhar na busca por novos conhecimentos.

Com larga experiência no mercado, Carlos ressaltou que a Caixa teve e tem um papel importante em ajudar a alavancar a economia da Paraíba. Como legado de sua gestão à frente da Instituição, ele citou as diversas frentes que ajudaram a desenvolver o Estado, seja no saneamento básico, na construção civil, e na parte empresarial com a implantação do crédito ao consumidor. Uma das operações nacionais que é a antecipação de fatura de cartão de crédito, foi idealizada pelo paraibano.

“Eu sempre entendi que o Banco tem um papel social, apesar de pouco compreendido. Toda grande sociedade desenvolvida tem nos bancos, os grandes alavancadores da economia. E não pode ser diferente na Paraíba”

Confira a 2ª parte da entrevista clicando aqui.

 

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024